Em 2002, quando Lula liderava as pesquisas de intenção de votos para presidência da república, os dois que estavam em segundo e terceiros lugares eram Ciro Gomes (filiado ao PPS na época) e Anthony Garotinho (filiado ao PSB na época). Amargando o quarto lugar estava o candidato do governo FHC, José Serra (PSDB). Serra vinha de um tremendo sucesso à frente da pasta da saúde e tinha a força da máquina federal e de diversos governos estaduais. No PSDB, já tinha a certeza que haveria segundo turno e que seria contra Lula, tendo em vista que ele sempre estava liderando em primeiro lugar. Serra brigou literalmente para ser o segundo colocado, desconstruindo os nomes de Ciro Gomes e de Anthony Garotinho. Deu certo. Serra foi ao segundo turno, mas não conseguiu desconstruir Lula que sagrou-se vitorioso.
Agora em 2022, o PSB pode usar a mesma estratégia que Serra utilizou em 2002, tentando desconstruir as pré-candidaturas de quem esteja na frente de Danilo Cabral. Essa tese inclusive chegou a ser defendida por algumas pessoas da campanha. "PSB precisa atacar as fraquezas de todos os seus adversários". O caminho seria atacar já de agora o mandato da deputada federal Marília Arraes (SD), e as gestões de Raquel Lyra, Miguel Coelho e Anderson Ferreira.
No entanto, a maioria dos que pensam a campanha da Frente Popular a estratégia a ser utilizada na pré-campanha (o período que vai até o início da campanha em meados de agosto) os pré-candidatos Danilo Cabral e Teresa Leitão não vão atacar nenhum dos pré-candidatos mas trabalharem para que até o início da campanha fique bem claro que Danilo é o nome de Lula para o Governo de Pernambuco e Teresa Leitão para o Senado.
"A grande tarefa não é ir para a discussão, mas apresentar propostas para Pernambuco e mostrar que Lula tem um lado e apenas um lado aqui em Pernambuco" disse uma pessoa ao Blog, o que não é nenhuma surpresa.
Renovação no MDB - O MDB de Pernambuco, comandado pelo deputado federal Raul Henry, passou a contar com um reforço na sua executiva. A fisioterapeuta Iza Arruda assumiu na última segunda, a presidência da seccional mulher da legenda. Com a chegada de Iza, a expectativa é que o MDB Mulher avance ainda mais nos municípios. Iza é pré-candidata a deputada federal pelo partido.
Premiado - O município de Serra Talhada é um dos finalistas do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor de Pernambuco. Serra Talhada concorre na categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos com o projeto PAST: Assistência Técnica como Ferramenta para o Desenvolvimento, iniciativa desenvolvida através da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos.
Destaque - O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) integrará a comissão especial que analisará na Câmara dos Deputados mudanças no sistema tributário nacional. Depois de ato da mesa para instalação de colegiado, Silvio Costa Filho foi indicado pelo Republicanos para participar da comissão especial.
Participação - A participação feminina na campanha de 2022 deve ter um aumento significativo nos mais diversos partidos. Disputam vagas na Câmara Federal, Maria Arraes (Solidariedade), Iza Arruda (MDB), e na Assembleia Legislativa nomes como Alessandra Vieira (União BR), Priscila Krause (Cidadania), Patrícia Domingos (PSDB), Débora Almeida (PSDB), Socorro Pimentel (PP), Dani Portela (PSOL) entre outras. Já na majoritária temos nomes como Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (SD) disputando o Governo, e Teresa Leitão (PT) e Eugênia Lima disputando o Senado.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte: Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário