sábado, 19 de fevereiro de 2022

Três prefeitos que irão renunciar as prefeituras para disputarem a eleição de 2022

 

Até o ano passado era improvável e quase que no mundo dos impossíveis imaginar que teríamos três prefeitos renunciando aos cargos para concorrer às eleições de 2022. Era uma ideia praticamente descartada tanto nos bastidores quanto em público. O deputado federal André Ferreira chegou a dizer que apenas um prefeito iria renunciar ao cargo para concorrer pelo grupo oposicionista.

Agora, faltando pouco mais de um mês para o prazo de desincompatibilização dos cargos, é dada quase certa a renúncia dos três prefeitos: Miguel Coelho, atual prefeito de Petrolina foi o primeiro a confirmar que renuncia no dia 30 de março ao cargo de prefeito e vai disputar o governo do estado pelo União Brasil. A futura coligação de Miguel reúne ainda o Podemos e pode ter o MDB caso a federação entre o União Brasil e o MDB vinguem, o que não é muito fácil.

A segunda renúncia será do prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira que irá deixar o cargo no dia 1 de abril. Anderson hoje é cotado tanto para disputar o governo de Pernambuco, quanto o senado este segundo em uma aliança com a prefeita Raquel Lyra. Por falar em Raquel, embora ainda não tenha confirmado publicamente, já se conta nos bastidores que renunciará a prefeitura de Caruaru para concorrer ao governo do estado pelo PSDB. 

Deste grupo saem no mínimo duas candidaturas ao governo. Pela esquerda temos João Arnaldo disputando pelo PSOL o que pode ocasionar um segundo turno com o candidato do PSB e de Lula, Danilo Cabral. A oposição está de cara nova, mais jovem e desta vez com uma mulher em destaque. Será uma campanha e tanto que virá por aí.

Renovação - Em 2010, Jarbas disputou a eleição tendo como candidatos ao Senado, Raul Jugmann e Marco Maciel. Já em 2014, Armando disputou apresentando João Paulo ao senado. Em 2018, Armando novamente apresentou Bruno Araújo e Mendonça Filho. Desta vez, diferente dos outros anos teremos três prefeitos jovens que estão vindo pela primeira vez disputarem eleições majoritárias no estado.

Oficialização - A Frente Popular de Pernambuco anuncia o deputado federal Danilo Cabral (PSB) como pré-candidato ao governo do estado na próxima segunda-feira (21). O anúncio respeitará as regras sanitárias vigentes, por isso, não será aberto ao público. Contará com a presença do governador Paulo Câmara, do prefeito do Recife, João Campos, de presidentes de partidos, deputados federais e estaduais, além da imprensa. Será transmitido, a partir das 12h, pela internet. Para ter acesso ao local, todos devem apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19. Posteriormente, haverá o ato de lançamento da pré-candidatura da Frente Popular. 

Apoio - O deputado federal e pré-candidato ao governo do estado pelo PSB, Danilo Cabral, recebeu uma declaração de apoio do deputado Wolney Queiroz (PDT). O caruaruense também é um dos nomes cotados para disputar o Senado pela Frente Popular. O pré-candidato também se reuniu com lideranças do PP, liderados pelo deputado federal Eduardo da Fonte.

Ausência - Foi sentida e notada na reunião do Progressistas a presença do deputado estadual Romero Albuquerque. É mais uma demonstração que o parlamentar está com um pé fora do partido.

Dobradinha - A deputada Alessandra Vieira vai se filiar ao União Brasil onde disputará a reeleição do seu mandato na Assembleia Legislativa. Já o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, vai disputar um mandato de deputado federal pelo Podemos. O anúncio foi feito ontem a noite com a presença de Miguel Coelho que recebeu oficialmente o apoio do casal.

Resistência - Mais de 59% dos Municípios relatam enfrentar a resistência da população quanto à vacinação de crianças com idade entre 5 e 11 anos. A informação foi levantada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com a aplicação da 35ª edição da pesquisa sobre a situação da Covid-19 nos Municípios. O levantamento ouviu 2.193, o que representa 39,4% dos Municípios, entre os dias 14 e 17 de fevereiro.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram:@blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário