sábado, 4 de dezembro de 2021

Com federação, Frente Popular pode emplacar pelo menos 15 federais

 

Ainda uma incógnita se poderá funcionar para 2022, a federação arquitetada por PT, PSB, PCdoB e talvez PDT e PSOL seria bastante efetiva se porventura fosse colocada em prática. No caso de Pernambuco, a federação, que teria potenciais puxadores de votos como Pedro Campos e Marília Arraes teria condições  de eleger quinze federais e salvar o mandato de quem hoje teria dificuldades de montar chapas proporcionais.

No PSB, nomes como Tadeu Alencar, Milton Coelho, Gonzaga Patriota, Lucas Ramos, Guilherme Uchoa Junior e Clodoaldo Magalhães, ficariam mais à vontade durante a disputa do próximo ano, podendo atrair nomes como Augusto Coutinho, Raul Henry e Sebastião Oliveira, o PDT, por sua vez, teria condições de renovar o mandato dos seus dois deputados, Túlio Gadelha e Wolney Queiroz, o PCdoB poderia reeleger Renildo Calheiros, o PSOL poderia emplacar Dani Portela, e o PT, além de Marília Arraes, tinha condições de emplacar Carlos Veras na reeleição e ter Liana Cirne e Teresa Leitão como nomes competitivos, sendo, portanto, vinte nomes para pelo menos quinze vagas, sendo a chapa mais competitiva de 2022 em Pernambuco.

Em contas preliminares, essa federação seria atrativa e poderia garantir as últimas vagas com algo em torno de 70 mil votos, o que não é nada mal para quem está no mandato e tem mecanismos para ampliar sua votação e garantir a reeleição.

Constrangimento – O presidente nacional do PSDB, Bruno Araujo, afirmou que o movimento do ex-governador Geraldo Alckmin, duas vezes candidato tucano à presidência da República, em avaliar ser vice de Lula, constrange o partido. Alckmin ainda é filiado ao PSDB mas está cada vez mais perto de oficializar sua saída da legenda.

Presente – Ausente no ato de filiação de Miguel Coelho ao Democratas em setembro, o presidente nacional do futuro União Brasil, deputado federal Luciano Bivar, foi uma das presenças ilustres no ato de lançamento da pré-candidatura de ACM Neto a governador da Bahia, na última quinta-feira em Salvador.

Agenda – No segundo dia de compromissos no Agreste Setentrional, o governador Paulo Câmara anuncia, neste sábado, novas ações e investimentos em diversas áreas. A agenda tem início no município de Frei Miguelinho, onde ele também entrega os CRLVs de motos, e termina em Santa Maria do Cambucá, com mais anúncios.

Preocupação – Alguns deputados estaduais já estão preocupados com a formação das chapas proporcionais de 2022. Parlamentares estão de olho em chapas que possam se eleger com algo em torno de 30 mil votos, porém são poucas as legendas que terão essa condição de emplacar integrantes na Casa Joaquim Nabuco com baixa votação.

Prestigiado – O ex-ministro Sergio Moro lança seu livro neste domingo no Teatro RioMar e deverá reunir um bom público entre integrantes da sociedade e da classe política. Presidente estadual do Podemos, partido de Moro, o deputado federal Ricardo Teobaldo será presença confirmada no evento, que tem acontecido em diversas capitais do país.

Inocente quer saber – Tem alguma chance de uma federação com PT, PSB, PDT, PCdoB e PSOL avançar para 2022?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário