terça-feira, 29 de junho de 2021

Pauta de costumes deverá ser importante em 2022

 

A semana foi marcada por dois fatos que dividiram as redes sociais e que certamente estarão presentes nas discussões da eleição do próximo ano para presidente da República. Depois de vinte dias de busca, o criminoso Lázaro Barbosa, acusado de diversos crimes, foi capturado e morto pela polícia após troca de tiros. O episódio dividiu a população, enquanto uns apontavam excessos da polícia, outros comemoravam a morte de um criminoso. O presidente Jair Bolsonaro não se eximiu de comemorar a morte dele, utilizando o termo “CPF cancelado” em seu Twitter, e mais uma vez dividindo as pessoas sobre o caso.

Recentemente a causa LGBT também foi contestada nas redes sociais, onde um comercial com crianças discutindo o tema dividiu a população, e novamente pessoas que apoiam o governo e pessoas que rejeitam ficaram em lados opostos. O advento das redes sociais deverá ser um importante ativo nas discussões eleitorais do próximo ano, e a pauta de costumes, como homossexualidade, criminalidade, religião, aborto, e outros, deverá estar presente na dura polarização que já existe no país.

Não é a primeira vez que temos esse tipo de discussão, em 2010 chegamos a ter discussões sobre aborto que colocaram em campos opostos as candidaturas de Dilma Rousseff e Marina Silva, e o próprio segundo turno que aconteceu entre Dilma e Serra, aconteceu fortemente por conta desse tipo de discussão, que alavancou a candidatura de Marina naquele pleito. Tudo leva a crer que no próximo ano a disputa presidencial dividirá ainda mais a população como aconteceu em 2018 quando Jair Bolsonaro e Fernando Haddad tiveram uma disputa extremamente agressiva no segundo turno.

Time forte – A chapa do Podemos para as eleições do próximo ano tem despertado interesse de diversos atores que estão de olho em uma vaga proporcional. O partido tem se movimentado fortemente e busca eleger cerca de seis deputados estaduais e mais três federais.

Oficializado – O governador Paulo Câmara empossou o novo secretário estadual de Defesa Social, Humberto Freire, em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas. Advogado e delegado de Polícia Federal, Freire ocupava o cargo de secretário executivo da pasta desde julho de 2018, e passou a secretário interino em junho deste ano, após a saída do titular anterior, Antonio de Pádua.

Novo grupo – O prefeito João Campos anunciou novo grupo de vacinação contra a Covid-19. A partir desta terça começa a imunização desde grupo, que representa 76 mil pessoas, de acordo com estimativa da Prefeitura do Recife.

Sigilo – O comando do Exército Brasileiro enviou uma manifestação endereçada ao Supremo Tribunal Federal afirmando que a decisão de decretar sigilo de cem anos no processo contra o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, é um assunto interno e solicitou à ministra Carmen Lúcia, relatora do caso, rejeite uma ação de partidos da oposição contra a medida.

Inocente quer saber – O caso Lázaro Barbosa exige uma revisão do código penal brasileiro?

Fonte : Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário