sexta-feira, 25 de junho de 2021

João Roma aposta na assistência social para alavancar Bolsonaro

 

O advogado João Roma Neto construiu sua trajetória em Pernambuco como liderança do PFL Jovem, que lhe aproximou de ACM Neto dentro do partido, com a ascensão do herdeiro de ACM ao cargo de prefeito de Salvador, Roma assumiu a articulação política do aliado e em 2018, pela primeira vez, tentou um mandato eletivo, sagrando-se vitorioso como deputado federal pela Bahia com 84 mil votos pelo Republicanos.

A chegada à Câmara dos Deputados a partir de 2019 e sua capacidade de diálogo e articulação política fez dele um importante ator no Republicanos e na base de sustentação do presidente Jair Bolsonaro e em fevereiro deste ano, João Roma assumiu o importante Ministério da Cidadania, responsável pela assistência social do governo federal, dentre eles o Bolsa-Família e o Auxílio Emergencial.

Para João Roma, que nos recebeu em seu gabinete em Brasília, as ações que serão implantadas pelo governo, que prorrogou o auxílio emergencial e projeta um novo Bolsa-Família, mais robusto e mais abrangente, através do possível Renda Brasil, poderão ser extremamente importantes na retomada da economia e consequentemente contribuirão para o projeto de reeleição do atual presidente.

Questionado sobre seu futuro político na Bahia, o ministro não falou em disputa de cargos, mas tem seu nome ventilado nos bastidores para disputar uma vaga majoritária em 2022, como por exemplo, o Senado, onde o seu partido, o Republicanos, pretende ampliar sua bancada. Ex-assessor de Joaquim Francisco quando governador de Pernambuco, João Roma Neto conseguiu, através de muito esforço e muito trabalho, tornar-se um importante ator na vizinha Bahia, e a passagem pelo ministério da Cidadania poderá ser determinante para o seu futuro político naquele estado.

Candidatura – Para alguns deputados federais, a candidatura de Miguel Coelho a governador pelo MDB é prego batido e ponta virada, uma vez que tem o aval da executiva nacional para ser oficializada. De acordo com um parlamentar em reserva, o projeto majoritário do MDB será prioritário para o partido, portanto Miguel não precisará trocar de sigla para entrar no jogo.

Sem mudanças – Apesar de haver forte expectativa para a aprovação da federação, que salvará alguns partidos nanicos, é pouco provável que tenhamos outras modificações no formato eleitoral de 2022, prevalecendo o fim das coligações proporcionais e a manutenção do voto proporcional.

Presidente – O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), já é tido como figura carimbada na disputa presidencial do próximo ano. A avaliação é de que ele terá dificuldades de renovar o mandato no Palácio dos Bandeirantes e por isso entrará na sucessão de Bolsonaro no sentido de ser a terceira via da disputa de 2022.

Trânsito – O advogado eleitoralista Emílio Duarte cumpriu intensa agenda na capital federal. Na pauta, discussões sobre novas eleições em Pernambuco junto ao TSE. Alguns municípios estão aguardando a remarcação de novas eleições para prefeitos que tiveram irregularidades no pleito do ano passado.

Inocente quer saber – Paulo Câmara renunciará mesmo ao mandato de governador para disputar as eleições do próximo ano?

Fonte : Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário