terça-feira, 8 de junho de 2021

João Campos acerta em apostar alto

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou ontem um ousado plano para a capital pernambucana investir mais. E não só isso: ele quer investir como nunca. A ideia do gestor é apostar alto para garantir cerca de R$ 1,5 bilhão em três anos. Para isso, ele propôs uma série de medidas de controle e ajuste dos gastos da máquina, passando por mudanças na gestão de pessoal. Apesar da polêmica que gera uma reforma previdenciária, o passo é determinante para que uma administração economize significativamente e se adeque ao que está estabelecido pelos órgãos federais que dão o aval para operações de crédito internacional.

Só para termos uma ideia, o ano que o Recife mais investiu a soma dos aportes em obras e ações pública ficou na casa dos R$ 400 milhões. Isso foi em 2013, primeiro ano da gestão Geraldo Julio.

João não está inventando uma lógica. Ela já existe e foi utilizada por outras capitais brasileiras, inclusive, nordestinas. Hoje, com o agravamento da crise, as gestões possuem pouca capacidade de investimento, o que tem feito muitas delas se concentrarem apenas no pagamento de dívidas e na manutenção de custeio. Há pouca margem para tirar do papel projetos mais ousados. Somente faz isso quem consegue construir caminhos junto aos bancos internacionais, que apresentam baixa taxa de juros, carência considerável e boas condições de amortização.

É preciso coragem para propor algo com esse caráter em tempos de tanta dificuldade. Os desafios são grandes, vivemos uma estagnação econômica no país, e obras e investimentos públicos são essenciais para movimentar diversos setores. Lembrando que intervenções tocadas pelo poder público empregam um grande quantitativo de profissionais.

É importante considerar que no melhor momento da economia pernambucana, o então governador Eduardo Campos colecionou anúncios de operações de crédito com bancos internacionais. Foi um caminho encontrado pelo pai de João Campos para transformar o estado em um canteiro de obras, que incluiu hospitais, rodovias e tantos outros marcos da gestão de Eduardo.

Obesidade – Situações corriqueiras para muita gente, como fazer um exame de Raio-X ou passar numa catraca de ônibus, pode ser um martírio para uma pessoa com excesso de peso. Para tirar o tema da invisibilidade e estimular o poder público a desenvolver políticas públicas que diminuam o sofrimento das pessoas obesas será realizada uma audiência pública sobre gordofobia na quarta (9), a partir das 15h. Requerida pela vereadora Cida Pedrosa (PC do B) e transmitida pelo youtube da Câmara.

Crescimento – O Produto Interno Bruto de Pernambuco teve um crescimento de 1,6% no primeiro trimestre de 2021 em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados apontam para um crescimento acima da média nacional, que foi de 1,2%.

Resiliência – No âmbito nacional, a avaliação de parlamentares é a resiliência do presidente Jair Bolsonaro em meio à crise da Covid-19, que apesar do desgaste causado pela pandemia, ostenta números duros de 30% de aprovação e intenção de voto. Com um cenário econômico mais favorável em 2022, avaliam que ele poderá ter alguma recuperação de popularidade.

Inocente quer saber – O senador Fernando Bezerra Coelho permanecerá na liderança do governo Jair Bolsonaro?

Fonte : Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário