Em 2018, três nomes se destacavam na oposição ao governo Paulo Câmara e foram para a disputa não só pelo Palácio com Armando Monteiro, mas com dois nomes que disputaram o senado: Mendonça Filho e Bruno Araújo. Durante a fase de pré-campanha houve alguns estranhamentos entre eles. Bruno Araújo, chegou a lançar seu nome como candidato a governador pelo PSDB para levantar palanque para o candidato a presidente Geraldo Alckmin que na época contou com o apoio de Mendonça e Bruno.
Armando Monteiro nunca chegou a revelar seu voto no primeiro turno, embora tenha dado algumas declarações que sinalizam um apoio a Ciro Gomes. Nenhum dos três obtiveram sucesso, e logo em seguida, no ano de 2020, nenhum candidato do grupo conseguiu ir para o segundo turno da eleição no Recife, que teve o próprio grupo totalmente fragmentado em pelo menos quatro candidaturas.
Passados quase três anos da eleição de 2018, e às vésperas de um novo pleito em 2022, faz-se necessária uma interrogação: Ainda há espaço na política para que alguém da chapa de 2018 na majoritária participe no próximo ano? Bem, na parte da política se pode tudo. Na política não existe a palavra "impossível". Mas, o que se encaminha é para um cenário completamente diferente. Em 2022, o ex-senador Armando Monteiro que disputou o governo em 2014 e 2018 já acenou para uma provável disputa a uma cadeira na Câmara.
Embora não tenha declarado nada com relação a eleição de 2022, o ex-ministro Mendonça Filho também deve disputar um mandato de deputado federal. Quem não deve disputar nenhum cargo em 2022 é o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo.
Logo, o espaço está aberto para caras novas como é o caso de Miguel Coelho, Anderson Ferreira e Raquel Lyra.
Novatos - Caso seja confirmado pelo menos dois nomes dos citados, além do Secretário Geraldo Júlio que é quase que o candidato natural do PSB ao governo do estado, vamos ter nomes que nunca disputaram um cargo no executivo estadual em nenhuma das eleições anteriores. Dos nomes: Geraldo Júlio, Raquel Lyra, Anderson Ferreira e Miguel Coelho, nenhum deles nunca disputou uma eleição para o governo do estado ou o senado.
Nomes conhecidos - Pelo menos de 1994 pra cá tivemos na chapa majoritária sempre alguém que já foi testado nas urnas seja para governador ou senador. Foi o caso de Arraes em 94 e 98. Jarbas e Humberto em 2002 e em 2006 tivemos Mendonça e Humberto. Já em 2010, Eduardo disputou a reeleição e Armando se elegeu senador. Em 2014 e 2018 Armando disputou o governo do estado.
Daniel Coelho - O deputado federal Daniel Coelho carrega um grande significado no campo oposicionista no estado. Daniel participou ativamente da campanha da Delegada Patrícia Domingos em 2020 a prefeitura do Recife e após ter eleito alguns prefeitos pelo Cidadania, tem sempre o nome lembrado para às discussões em 2022.
Em conjunto - o deputado estadual Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB) e o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB ), se reuniram com o presidente do Consórcio Grande Recife, Erivaldo Coutinho. No encontro foram tratadas demandas das comunidades do Alto José do Pinho, Alto do Pascoal, Alto do Cruzeiro e Alto Antônio Félix, além de discutidas algumas soluções para o transporte público no Estado.
Cobrança - O ex-ministro Mendonça Filho cobrou do governador Paulo Câmara, nesta quinta-feira (21/01), apoio aos profissionais e empresas de eventos, um dos segmentos mais prejudicados pela pandemia.“Priorizar a saúde e a controlar a propagação do vírus e da covid-19 é fundamental. Mas o Governo tem obrigação de oferecer apoio financeiro ao setor de eventos, uma cadeia produtiva que envolve milhares de profissionais do garçom, ao recepcionistas, doceiras”, afirmou Mendonça
Fiscalização - O presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF) de Pernambuco, Prof. Lúcio Beltrão, solicitou ao Ministério Público, Dircon, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros que fiscalizem a estrutura das escolas e as condições de trabalho dos professores. Para o presidente do CREF, as escolas precisam de quadras poliesportivas cobertas, salas climatizadas, material, segurança, laboratórios, tecnologia, merenda de qualidade, espaços de convivência e lazer, horta e parquinhos.
Aprovado - A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade a autorização emergencial em caráter experimental do segundo lote da vacina CoronaVac, desenvolvida em parceria entre a farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Fonte: Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário