sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Impasse na eleição da Mesa

 

Faltando apenas dez dias para a Câmara dos Deputados bater o martelo em cima do seu novo xerife, o PDT criou um impasse, deixando o modelo da votação sob suspense: acionou na justiça contestando a votação presencial ao invés de remota, decisão tomada pela Mesa Diretora diante do agravamento da pandemia do coronavírus no País.

A ação já está no Supremo Tribunal Federal com relator escolhido, o ministro Luís Roberto Barroso, através de sorteio. A eleição está marcada para o próximo dia 1. A Casa tem se reunido e votado projetos remotamente desde março de 2020 por causa da pandemia. Os deputados participam das atividades por meio de seus celulares. Foi a forma encontrada de continuar funcionando sem promover aglomerações que poderiam ajudar a espalhar o coronavírus.

Na ação, o PDT pede ao STF que conceda uma medida liminar que derrube a decisão da Mesa Diretora. A legenda quer um “sistema híbrido” de votação, com a possibilidade do voto remoto ou presencial. “Há a estimativa de 3.000 pessoas transitando na Câmara no dia da eleição, a aglomeração causa riscos devido à pandemia da covid-19. Com um modelo híbrido, deputados do grupo de risco podem votar pela internet. Quem quiser, poderia votar presencialmente”, alega a legenda na ação.

O sistema de voto remoto já foi usado em uma eleição na Câmara durante a pandemia. Quando o deputado Fábio Faria (PSD-RN) se tornou ministro das Comunicações, ficou vaga a 3ª Secretaria. Expedito Netto foi eleito a partir de votação à distância. Também foi eleito Paulão (PT-AL) como 4º suplente da Mesa. A votação, porém, foi por acordo. Diferentemente da eleição para presidente da Câmara, em que há forte disputa.

A decisão de voto presencial foi uma derrota para o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e uma vitória para Arthur Lira (PP-AL), candidato ao cargo. Lira se disse contra a possibilidade de votação remota. O deputado de Alagoas também afirmou que, se a votação fosse feita à distância, líderes partidários teriam a possibilidade de coagir o voto de deputados. Maia defendia que deputados do grupo de maior risco para covid-19 pudessem votar remotamente. “Vamos ter que trazer parlamentares de 27 Estados”, disse o deputado. “Eles vão trazer e levar o vírus para seus Estados”.

Céu iluminado – Nas redes sociais, a prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz (Republicanos), comemorou, ontem, a destinação de uma emenda federal no valor de R$ 500 mil, presenteada pelo deputado Daniel Coelho (Cidadania), para a primeira etapa de iluminação no Parque de Aldeia, localizado no KM 10,5. Nunca vi luminárias tão caras. Devem ser banhadas a ouro, porque, segundo a prefeita gastadora, se refere apenas ao start do projeto. Com certeza deve iluminar o céu também!

PSL com Lira – A adesão do PSL ao bloco de Arthur Lira (PP-AL), candidato a presidente da Câmara, foi publicada, ontem, no site da Casa. A cúpula da sigla está com Baleia Rossi (MDB-SP), adversário de Lira na disputa, mas a maioria dos deputados da legenda preferiu Lira. O candidato do PP conseguiu apoio de 36 dos 53 deputados da sigla. Como os blocos são formados por maioria de apoios na bancada, e não na cúpula das legendas, o movimento foi consumado. Lira anunciou a adesão do PSL ao seu bloco na terça-feira. Adesões de blocos, porém, costumam levar algum tempo para serem publicadas porque a equipe técnica da Câmara tem procedimentos como a conferência de assinaturas.

Boa notícia – O número de trabalhadores empregados na indústria brasileira registrou crescimento em dezembro. É a 1ª vez que o mês tem alta no total de funcionários no setor desde o início da série histórica, em 2011. O estudo faz parte da Sondagem Industrial, da CNI (Confederação Nacional da Indústria). O índice ficou em 50,5 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos que marca o limite entre crescimento ou redução de postos de trabalho. A pesquisa entrevistou 1.887 empresas, sendo 741 de pequeno porte, 669 de médio porte e 477 grandes empresas, de 4 a 15 de janeiro. A atividade industrial encerrou o ano relativamente forte, embora os sinais de desaceleração já possam ser percebidos.

Erro do Blog – Ao noticiar às pressas, ontem, a operação da Polícia Federal em Agrestina, cidade vizinha a Caruaru, no Agreste, a primeira em nível estadual para investigar o derrame de dinheiro nas eleições, cometi um erro. Informei que a ação teria atingindo o grupo do prefeito Josué Mendes (PSB), mas, na verdade, foi ao contrário. Pegou a oposição: o ex-candidato a vice-prefeito na chapa adversária, liderada pela ex-prefeita Carmem Miriam, Paulo Sargento, ambos do DEM. Ao prefeito, as nossas desculpas. A pressa é inimiga da perfeição.

CURTAS

LULA 1 – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras sete pessoas que integravam uma comitiva que acompanhou o petista em uma viagem a Cuba cumpriram quarentena na ilha após testarem positivo para covid-19, informou a assessoria de Lula nesta quinta-feira, um dia após o grupo desembarcar de volta no Brasil.

LULA 2 – Segundo nota da assessoria do ex-presidente, Lula, sua mulher, Janja, e sete integrantes da comitiva fizeram testes da doença antes de viajar e na chegada a Cuba, dia 21 de dezembro. Os exames foram refeitos em 26 de dezembro, tendo dado positivo para Lula e outros 7 membros da comitiva, "confirmando se tratar de casos importados através da investigação epidemiológica", de acordo com o comunicado.

Perguntar não ofende: Por que o Ministério Público em Pernambuco se omite diante dos fura-fila da vacina da Covid-19?

Fonte: Blog do Magno Martins.


Nenhum comentário:

Postar um comentário