As chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife (RMR) na madrugada desta quinta-feira superaram bastante o índice de alerta, de 30 milímetros. Durante a madrugada, as precipitações se intensificaram e em Jaboatão dos Guararapes, durante as últimas 24 horas, choveu 80,5 milímetros. Em São Lourenço da Mata, o acumulado foi de 96,8, também das 9h de quarta-feira às 9h de hoje. No Recife, o acumulado no mesmo período foi de 49,2 milímetros no bairro da Várzea.
Por volta de 1h30 da madrugada de hoje, a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) divulgou um novo alerta de chuvas fortes nas regiões de Fernando de Noronha, Mata Norte, Região Metropolitana do Recife e Mata Sul.
De acordo com o documento, um pulso da Zona da Convergência Intertropical (ZCIT) estaria se deslocando em direção à costa leste do Nordeste, com uma grande área de instabilidade se aproximando entre os litorais da Paraíba e de Pernambuco.
Este tipo de sistema tem capacidade para provocar pancadas de chuvas entre
as categorias moderada e forte em diferentes pontos. Embora o sistema deva se concentrar mais sobre a Paraíba, os modelos meteorológicos mostram que uma parte deve atingir o litoral de Pernambuco a partir das primeiras horas da manhã desta quinta-feira, provocandoacumulados que ultrapassarão a barreira dos 30 mm
nas próximas 24 horas, e em alguns pontos poderão ser ainda maiores.
Fonte :Diário de PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário