Após fortes especulações sobre quem seria o substituto de Flávio Dino no ministério da Justiça, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teria sinalizado a aliados que gostaria de ter o ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski, a frente do ministério.
A interlocutores, Lewandowski tem afirmado que cumpriu um papel importante na vida pública e que trabalha com a possibilidade de atuar na iniciativa privada. Mas integrantes da cúpula do governo acreditam que um eventual convite do presidente Lula para Ricardo Lewandowski assumir o ministério da Justiça seria algo irrecusável.
Apesar das especulações, Lula tem até fevereiro para anunciar o nome do novo ministro, quando Flávio Dino deixará a pasta para assumir a vaga no STF, mas aliados próximos afirmam que o chefe do executivo tem pressa e pretende anunciar o auxiliar antes da posse de Dino.
Antes de bater o martelo, o presidente vai a mesa como o ex-ministro do STF para tentar convencê-lo e quem sabe oficializar o convite para assumir o comando da Justiça.
A FORÇA DA MÁQUINA — Raquel Lyra deve exercer um papel importante nas eleições de 2024 e influenciar em pleitos municipais. Subestimar a força da máquina estadual pode ser um grande erro dos adversários.
PDT — Uma articulação nacional entre o ministro e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e a governadora Raquel Lyra, pode acabar colocando o partido de Wolney e Zé Queiroz na base do governo estadual.
CARUARU — Com a eleição caminhando para uma polarização entre o prefeito Rodrigo Pinheiro e o ex-prefeito Zé Queiroz, o atual gestor precisa acertar os próximos passos para não colocar em ‘cheque’ a sua reeleição.
RIVALIDADE — Interlocutores do Palácio afirmam que não existe acordo entre a governadora e o PSB, e os dois grupos políticos devem subir em palanques opostos e se enfrentar em todos os municípios.
SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE — A decisão do prefeito Fábio Aragão de se aproximar do ninho socialista parece não ter sido bem digerida pelo Palácio e pode colocar em risco o apoio da governador Raquel Lyra.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.
Fonte: Foco Político.
Nenhum comentário:
Postar um comentário