No cenário político turbulento, é surpreendente como as oportunidades podem surgir dos lugares menos esperados. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), viu na recente greve no transporte público em São Paulo uma oportunidade que não pôde deixar escapar.
O sindicalismo, sob a pretexto de combater as privatizações, optou por uma estratégia que paralisou o sistema de trens e metrôs da maior cidade do país. O resultado? Um dia caótico para o paulistano comum, que depende desses serviços para o cotidiano. No entanto, para o governador paulista, essa conta não deve chegar em suas mãos.
Após uma série de crises na administração que pareciam não dar trégua, como foi o caso das chacinas no Guarujá, a inépcia na Educação e o veto à vacinação contra o HPV na Saúde, os grevistas inadvertidamente ofereceram a Tarcísio a chance de mudar o foco da discussão. Com uma tática ultrapassada, defenderam a qualidade dos transportes públicos ao negar os serviços ao usuário mais necessitado. Parecia como se estivessem entregando de bandeja motivos para que a população que depende desses meios de transporte prestasse mais atenção à agenda privatista do governador.
Em meio a essa greve, Tarcísio de Freitas encontrou uma oportunidade que muitos não conseguem identificar: redirecionar a narrativa de sua gestão e, talvez, conquistar o apoio de uma parcela da população que até então estava descontente. A política é muitas vezes o jogo das oportunidades, e, nesse caso, Tarcísio não deixou essa passar em branco.
COMPESA — A aprovação no Senado Federal de um empréstimo para Compesa foi bastante celebrado pela governadora Raquel Lyra (PSDB). O montante de R$ 1,1 bilhão vai garantir a expansão do saneamento.
PRESIDÊNCIA DO TRE — O desembargador Adalberto de Oliveira Melo assume por aclamação a presidência do TRE-PE após a renúncia do então presidente, desembargador André Guimarães.
CIDADÃO PERNAMBUCANO — A Alepe aprovou o título de cidadão pernambucano ao jogador e ídolo do Sport, Diego Souza. A proposta é do deputado estadual João de Nadegi, e a entrega será no dia 18, às 18h.
MOVIMENTO — Após encontro com Marília Arraes (Solidariedade), o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, oficializou o convite a Daniel Alves para disputar a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes pela sigla.
ESPERANÇA — Com o prazo curto para julgar as ações no TSE contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o ministro Raul Araújo, que defendeu a absolvição no processo de ilegibilidades herdará as ações no plenário.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.
Fonte: FocoPolítico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário