ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
Embora ainda não tenha colocado o bloco na rua, o secretário estadual de Turismo e Lazer Daniel Coelho tem dado sinais de animação para encarar a disputa pela Prefeitura do Recife. De um lado Coelho já se movimenta na direção de se filiar ao MDB e por outro faz questão de alimentar os rumores em torno de uma composição com a secretária estadual de Cultura Cacau de Paula, neste segundo caso isto se deu por meio de um stories no seu perfil no Instagram que teve como trilha sonora a música ‘Anunciação’ de Alceu Valença e que tem como refrão “Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais”.
Não resta dúvida de que a chapa Daniel/Cacau de Paula, caso se concretize, apresenta uma alternativa interessante para a política recifense, no entanto, em uma disputa onde o prefeito João Campos figura como franco favorito, inclusive com chances de liquidar a fatura ainda no primeiro turno, a formulação de uma estratégia que empurre o jogo para o segundo turno passa pelo lançamento de múltiplas candidaturas por parte da oposição. Neste cenário entram Gilson Machado Neto, pré-candidato pelo PL, e até mesmo o deputado federal Túlio Gadelha. O primeiro, embora se mostre muito distante da discussão política do Recife, tem no bolsonarismo a sua grande aposta; por sua vez, Túlio Gadelha, filiado ao Rede, ainda depende do PSOL, com quem o seu partido compõe uma federação, para concorrer. Se depender do PSOL, a sigla terá candidatura própria à PCR, porém Túlio tem trabalhado ‘por cima’ na tentativa de reverter a situação. Em conversa com o Blog, a deputada estadual Dani Portela destacou que em 20 anos de existência o Diretório Nacional do PSOL nunca realizou intervenção em Pernambuco.
Ainda que de forma muito tímida, no campo político da governadora Raquel Lyra, Daniel Coelho é, entre os prováveis candidatos à Prefeitura do Recife, o que mais tem se movimentado para encarar as urnas e isso surge como uma injeção de ânimo na tropa que até agora tem observado sentada o prefeito João Campos correr solto, porém tal movimentação ainda não é o suficiente. A governadora Raquel Lyra, na condição de líder maior do grupo, precisa de fato entrar no jogo como fiadora do projeto.
NO JOGO – O empresário Rodrigo Carvalheira tem se movimentando bastante de olho em uma cadeira na Câmara de Vereadores do Recife. Presidente estadual do PTB, Carvalheira já iniciou inclusive a montagem da chapa proporcional do partido. O objetivo é fazer do PTB a sigla que ofertará o caminho mais fácil para garantir uma vaga no Legislativo da capital.
AGENDA POSITIVA – A passagem da governadora Raquel Lyra por municípios da Mata Norte e Agreste nesta segunda (30) garantiu para estas regiões mais de R$ 80 milhões em investimentos voltados sobretudo para a recuperação de estradas. Os anúncios foram acompanhados por uma grande comitiva de deputados e prefeitos.
FELIZ DA VIDA – O vice-prefeito de Taquaritinga do Norte Gena Lins (PP) anda animado com as sinalizações de apoio que tem recebido ao seu projeto de disputa a prefeitura. Com uma eleição que aponta para múltiplas candidaturas, Gena tem garantido montar uma base bem sólida e ampla que lhe garante competitividade na disputa.
CIUMEIRA – Corre a notícia de que o ministro e presidente estadual do PSD André de Paula teria sido ‘prestigiado’ pelo Palácio do Campo das Princesas para indicar o destino de um número significativo de ônibus escolares para vários municípios. O movimento não teria passado batido por outras lideranças partidárias da base que foram preteridas pelo Palácio.
ESSA DOEU – A filiação de Júlio Lóssio e Júlio Lóssio Filho ao PSD tira Guilherme Coelho, candidato ao Senado na chapa de Raquel Lyra, para o como nome preferencial do Governo para disputar a Prefeitura de Petrolina. Até os passarinhos de cantos mais modestos no Palácio do Campo das Princesas sabem que o PSD de André de Paula é o partido onde os candidatos preferenciais da governadora devem ingressar. Guilherme Coelho está no PSDB, sigla que apesar de ser a que Raquel Lyra está filiada, anda sofrendo um processo intencional de inanição.
CORRENDO SOLTO – O pré-candidato a deputado estadual Dr. Bruno Marques anda avançando sob o Agreste. A mais nova liderança a aderir ao seu grupo foi o vice-prefeito de Jataúba Mamão.
ALGUÉM RESPONDE? – Quem entre Daniel Coelho, Gilson Machado Neto e Túlio Gadelha possui mais competitvidade na disputa pela Prefeitura do Recife?
Fonte:Blog
Ponto de Vista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário