quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Partidos de olho em Raquel

 

Desde a chegada do PSD no Governo Raquel Lyra que a especulação é grande sobre o destino partidário da gestora para os próximos anos. O motivo é bastante claro e evidente: não dá para Raquel administrar um discurso de aproximação da base do presidente Lula estando em um partido que caminha cada vez mais para uma oposição acirrada contra o próprio Lula. O ministro André de Paula já disse em recente entrevista o quanto é complicado ser um gestor ou mesmo uma liderança política no nordeste fazendo oposição ao atual presidente que tem uma aprovação gigantesca aqui.

Logo, cedo ou tarde Raquel terá que tomar esta decisão de deixar o PSDB e ir para um partido da base aliada. Se tivesse que escolher uma legenda hoje seria sem dúvida alguma o PSD. A governadora tem tido uma excelente relação com o partido tanto em nível nacional quanto estadual. Além disso, o PSD comanda hoje três Ministérios e foi uma das legendas que mais cresceu no pleito de 2022.

Mas o PSD não é a única legenda interessada em ter a governadora Raquel Lyra entre os seus quadros. Quem também parece (segundo informações que circularam na mídia) buscando a filiação da governadora é o PDT, legenda a qual pertencia recentemente o deputado federal Túlio Gadelha. O pai da governadora , João Lyra Neto, foi eleito e reeleito também pela mesma legenda. Sim, existe uma questão envolvendo a cidade de Caruaru, mas esta é quase que secundária.

Some-se a isso a possibilidade de o PDT ingressar na gestão estadual com a atual vice-prefeita Isabella de Roldão assumindo a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Este fato já seria um desfalque na campanha à reeleição do prefeito João Campos que espera contar com o partido em seu palanque. Caso o PDT passe a integrar a gestão tucana, será uma legenda a menos no palanque de João Campos.

Raquel ainda não definiu para onde vai e nem deu sinais reais (pelo menos em público) de que pretende sair do PSDB. Mas que a sua ficha de filiação está sendo bastante concorrida, disso ninguém tem dúvidas.

Interesse em Túlio

Com o PDT ingressando na gestão de Raquel Lyra a possibilidade de Túlio Gadelha deixar a Rede e retornar ao PDT seria real. Com isso, o parlamentar que ocuparia um espaço importante na política estadual tendo em vista que o PDT ficou sem representação em Pernambuco, disputaria a Prefeitura do Recife pela legenda.

Alinhamento

O GTE do PT de Recife se reuniu ontem e anunciou o presidente municipal da legenda Cirilo Mota como seu presidente e o vereador Osmar Ricardo como coordenador da chapa proporcional. Em nota o PT disse que vai trabalhar com base nas resoluções que decidem o alinhamento com o PSB e a oposição ao Governo Raquel Lyra.

Diálogo

Dando continuidade à agenda na capital federal, nesta quarta-feira , a governadora Raquel Lyra reúne os deputados federais e os senadores por Pernambuco. Em pauta estão os projetos prioritários para o Estado, como a Ferrovia Transnordestina, a Adutora do Agreste e restauração de estradas.

Repercussão

Com a ida do PDT para a base do Governo Raquel Lyra, como ficaria a situação do deputado José Queiroz que é pré-candidato a prefeito de Caruaru? no mínimo, Queiroz disputaria novamente a Prefeitura da cidade na condição de aliado da governadora. Essa nova movimentação de Raquel atingiria em cheio o cenário de Caruaru.

Aplausos

O nosso Blog recebeu mais um voto de aplauso por ocasião do seu sexto aniversário. O vereador Jesuíno Araújo (Olinda) propôs e a Câmara de Olinda aprovou por unanimidade. Ficamos muito felizes com o reconhecimento do nosso trabalho de levar a informação da política com dinamismo e imparcialidade.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário