sábado, 28 de outubro de 2023

O espaço de Humberto e de Marília no cenário pernambucano

Passada a eleição municipal do ano de 2016, Humberto foi até São Paulo onde apresentou a Lula a então vereadora mais votada do PT do Recife: Marília Arraes. O senador, tratou logo de lançá-la ao Governo de Pernambuco e o nome de Marília terminou caindo nas graças da população. Tanto que no ano de 2018, pouco antes de o PT ter recomendado o apoio ao PSB e retirado Marília da disputa, ela aparecia empatada numericamente à frente de Paulo Câmara, então candidato à reeleição.

Marília veio candidata a Câmara Federal e Humberto à reeleição pelo Senado. De lá pra cá os dois não mais se entenderam e Marília praticamente ofuscou politicamente o senador que continuou com força política junto ao PT. Marília se lançou a Prefeitura do Recife e mesmo sem o apoio e engajamento do senador, conseguiu ir para o segundo turno. Foi derrotada por João. Em 2022, foi outra novela novamente envolvendo as duas figuras do PT e o caminho não teve outro a não ser a saída de Marília.

Derrotada para o Governo de Pernambuco em 2022 por Raquel Lyra, Marília sofre até hoje o fato destas decisões tomadas contra o seu ex-partido. Hoje, ambos estão atuando no campo de oposição ao governo de Raquel. No entanto, Humberto se tornou a mais forte liderança do PT e com forte influência no Governo Lula. Tanto que o que se diz é que Humberto estaria barrando qualquer indicação do nome da ex-deputada para um cargo em Brasília.

Já Marília, tenta sobreviver nesse mundo da política comandando o Solidariedade que não tem muita estrutura partidária. Suas postagens nas redes sociais mostram que ela não tem nenhum pensamento municipal embora tenha o seu nome lembrado para concorrer a Prefeitura de Jaboatão e de Olinda. Marília estaria de olho em 2026. Humberto também.

Com os dois atuando no mesmo campo da política que ainda tem como nome forte o prefeito João Campos (PSB), qual seria o espaço que a política pernambucana reservaria a ambos?

Sabendo jogar

Embora se possa fazer todas às reclamações possíveis ao senador Humberto é nítido que ele saber jogar perfeitamente bem quando o assunto é política. Partiu dele a intenção de aliança com o PSB e o partido o indicou para disputar o Senado na chapa de Paulo Câmara. Em 2022, o PT também conseguiu a indicação do Senado (onde Teresa Leitão foi eleita) embora muitos defendessem que um nome de outro partido poderia ser apoiado.

Visualizando

Caberá não apenas ao PT de Humberto Costa, mas também a Marília Arraes a observação do caminho do voto nas eleições de 2024 para Prefeitura e principalmente com os nomes apoiados pelo PT, pelo PSB e pelo Solidariedade. Ainda que este último esteja em maior desvantagem, Marília tem percorrido todas às regiões do estado para fortalece-lo.

Agenda

A governadora Raquel Lyra cumpre agenda neste sábado em Caruaru, Vertentes e Trindade. Em Caruaru, Raquel participa da ação de cidadania da Defensoria Pública em parceria com o Governo do Estado. Ainda pela manhã, Raquel participa da inauguração do Estádio Municipal prefeito Valdemar Almeida, no município de Vertentes. Já a noite ela prestigia a Expogesso no município de Trindade.

Arcoverde

Em clima de pré-campanha, a ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Britto foi recebida pelo prefeito João Campos. Ambos são do PSB, partido ao qual o prefeito é hoje a maior liderança no estado. Durante o encontro, João Campos e Madalena conversaram sobre o cenário político local e também sobre a cidade de Arcoverde.

Homenagem 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou requerimento de votos de aplausos para o nosso Blog apresentado pela deputada estadual Débora Almeida (PSDB).  Agradeço a deputada Débora Almeida e a todos os parlamentares pela homenagem prestada que nos enche de força para continuarmos esse trabalho.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário