Recentemente, surgiu a especulação de que a governadora Raquel Lyra (PSDB) poderia passar a integrar os quadros do PDT, o que causaria uma reviravolta na política estadual, uma vez que o secretário-executivo da Previdência Social, Wolney Queiroz, comanda o partido em Pernambuco e integra ao bloco de oposição ao governo estadual.
Uma articulação nacional, junto ao ministro e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, já estaria em curso, e Raquel poderia tirar o partido da base do prefeito do Recife, João Campos (PSB), e trazer para a base do governo, assim como fez com o PSD, do ministro André de Paula. O reflexo dessa possível aliança também deverá influenciar direitamente nas eleições de Caruaru, uma vez que o candidato natural da governadora seria o atual prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), mas a mudança abriria uma janela para o palácio apoiar a candidatura do ex-prefeito Zé Queiroz ou do seu filho, Wolney Queiroz rumo ao Palácio Municipal Jaime Nejaim.
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, parece ser um dos grandes entusiastas dessa aliança e já teria formalizado o convite a Governadora de Pernambuco, que parece buscar um partido da base do presidente Lula (PT) para se filiar.
Esse movimento no xadrez político pode relembrar a relação anterior de Raquel com o PDT, especialmente com o apoio de Wolney e Zé Queiroz em 2016, que contribuiu para sua vitória contra Tony Gel. No entanto, Wolney Queiroz, atual secretário executivo da Previdência Social, permanece em silêncio diante dessas especulações do PDT e o futuro da legenda em Pernambuco e as próximas movimentações políticas continuam a ser um ponto de interrogação.
EXPECTATIVA — Na capital federal, a governadora Raquel Lyra promove encontro com os deputados federais e senadores por Pernambuco. Na pauta, estão a Adutora do Agreste, Transnordestina e recuperação de estradas.
DESENVOLVIMENTO — Em reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a governadora Raquel Lyra defendeu a manutenção de incentivos às indústrias automobilísticas da região do Nordeste.
MUDANÇA A VISTA — O Secretário de Turismo de Pernambuco, Daniel Coelho, pode trocar o Cidadania pelo MDB. O movimento deve tirar o partido da base do PSB e colocá-lo entre os principais aliados do governo estadual.
FALTA ENTENDIMENTO — Rodrigo Pacheco e Gleisi Hoffmann se desentendem após presidente nacional do PT afirmar que o senador presta serviço para a extrema direita com a PEC que limita decisões do STF.
INSATISFAÇÃO — O ministro do STF, André Mendonça, parece bastante insatisfeito com Tarcísio de Freitas após o Governador de São Paulo ter preterido a vaga do TCE-SP para o seu apadrinhado, Maxwell Vieira.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.
Fonte: Foco Político.
Nenhum comentário:
Postar um comentário