domingo, 29 de outubro de 2023

CNM reforça ações de prevenção e promoção da saúde no Dia Mundial do AVC

 

Em 2021, mais de 100 mil pessoas morreram por consequência do Acidente Vascular Cerebral (AVC), segundo o Ministério da Saúde. Neste domingo, 29 de outubro, é lembrado pelo Dia Mundia do AVC e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça a importância das ações de prevenção e promoção da saúde, através das equipes da Atenção Primária em Saúde nos Municípios. 

O AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico. A CNM destaca que a  prevenção é a principal aliada na luta contra o AVC, sendo recomendado o controle dos fatores de risco como hipertensão, tabagismo, consumo frequente de álcool e drogas, estresse, colesterol elevado e sedentarismo.

Sintomas e sinais:

– dor de cabeça muito forte, de início súbito, sobretudo se acompanhada de vômitos;

– fraqueza ou dormência na face, nos braços ou nas pernas, geralmente afetando um dos lados do corpo;

– paralisia (dificuldade ou incapacidade de se movimentar);

– perda súbita da fala ou dificuldade para se comunicar e compreender o que se diz;

– perda da visão ou dificuldade para enxergar com um ou ambos os olhos.

Alerta

O AVC é uma emergência médica. Se achar que você ou outra pessoa está tendo um, é preciso dirigir-se com urgência ao serviço de emergência do hospital mais próximo para um diagnóstico completo e tratamento!

Fatores de risco:

– hipertensão;

– diabetes;

– tabagismo;

– consumo freqüente de álcool e drogas;

– estresse;

– colesterol elevado;

– doenças cardiovasculares, sobretudo as que produzem arritmias;

– sedentarismo;

– doenças do sangue.

Existem fatores que podem facilitar o desencadeamento de um Acidente Vascular Cerebral e que são inerentes à vida humana, como o envelhecimento. Pessoas com mais de 55 anos possuem maior propensão a desenvolver o AVC. Características genéticas, como pertencer a raça negra, e história familiar de doenças cardiovasculares também aumentam a chance de AVC. Esses indivíduos, portanto, devem ter mais atenção e fazer avaliações médicas mais frequentes.

Reabilitação
Parte importante do tratamento, o processo de reabilitação muitas vezes começa no próprio hospital, a fim de que o paciente se adeque mais facilmente a sua nova situação e restabeleça sua mobilidade, habilidades funcionais e independência física e psíquica. Esse processo ocorre quando a pressão arterial, o pulso e a respiração estabilizam, muitas vezes um ou dois dias após o episódio de Acidente Vascular Cerebral e é conduzido por equipe multiprofissional, formada por neurologistas, enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Fonte:Da Agência CNM de Notíciascom informações da EBC e Ministério da Saúde

Foto: Myke Sena/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário