A senadora Teresa Leitão (PT) afirmou que o PT e o PSB estão em processo de alinhamento para as Eleições 2024 no Recife. Em entrevista exclusiva ao blog de Jamildo, a parlamentar comentou que a relação entre os dois partidos está em patamar de normalidade, mas que sempre há uma "tensão pré-eleitoral".
No último sábado, o Grupo de Estratégia Eleitoral (GTE) do PT emitiu nota, durante a plenária municipal do Recife, reafirmando o caminho adotado pelo PT nacional de "manutenção da política de aliança no Brasil e localmente".
"O PT está discutindo a continuidade desta aliança. Mesmo nós tendo enfrentado João Campos em 2020, depois da eleição de 2022 houve uma reaproximação, e o PT está na base. O que falta discutir, fechar, amadurecer, são as condições em que essa aliança vai continuar", disse Teresa.
"Essa conjuntura [advinda das urnas do ano passado] tem que ser muito bem pesada para que essa relação não se rompa. As partes têm que conversar, as partes têm que ser respeitadas, as partes têm que colocar suas prioridades na mesa para poder a gente continuar com esta aliança", acrescentou.
Protagonismo do PT
Questionada sobre o desejo do Partido dos Trabalhadores em recuperar o protagonismo na capital pernambucana, ela defendeu que esse posicionamento vai além de ter somente uma candidatura própria.
"Protagonismo é interferir no processo, participar efetivamente do processo, dar direção ao processo. Isso o PT tem toda a condição de fazer nesta eleição. Ocupando a vice, essa é uma das reivindicações, e colocando na mesa uma série de outras questões que ainda não foram discutidas plenamente com o prefeito João Campos", relatou.
Segundo Teresa, temas como a ampliação da bancada, um programa de governo e a relação com o palanque para 2026 são pontos sensíveis e que fazem parte do roteiro da legenda para o futuro, mas ela reconheceu que as táticas eleitorais não serão definidas agora.
"A prioridade do PT nas eleições de 2024 é seguir o que foi definido pela direção nacional. Primeiro reeleger os nossos prefeitos, no caso uma prefeita, e fazer a sucessão dos outros quatro, que agora o prefeito de Sairé também é filiado ao PT. Ampliar a nossa presença nas administrações municipais".
"Para isso, nós vamos lançar candidaturas em grandes colégios eleitorais, como é o caso de Jaboatão, vamos fazer alianças estratégicas em outros, discutindo o que é importante para a base de sustentação do projeto nacional. Essa é a diretriz. Reeleger, ampliar e vincular a 2026", disse.
Ampliação da bancada é prioridade
Teresa também falou que o PT quer trabalhar para ampliar a quantidade de vereadores e vereadoras nos municípios do estado. Atualmente, o partido tem cerca de 70 representantes nos legislativos municipais em Pernambuco.
"No Recife, por exemplo, nós já tivemos oito vereadores. Hoje temos três. Há uma necessidade de se fazer essa teia, para se fazer essa rede de petistas com mandato em todos os municípios do estado de Pernambuco. Eu acho que essas prioridades estão em consonância com as deliberações e as orientações da direção nacional",
Sobre o Recife, ela finalizou afirmando que manter a aliança é importante, mas que a capital é apenas uma das cidades que será discutida pelo partido para o pleito do ano que vem.
"É o que a gente chama de reciprocidade entre os aliados. E esse roteiro aprovado, indicado pela nacional, vai ser certamente referenciado nas discussões municipais que o PT vai fazer em Pernambuco", finalizou.
Fonte: Blog de Jamildo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário