terça-feira, 31 de outubro de 2023

Tratamento de aliado

Foto: Francisco Leoncio

Detentora de um estilo próprio de governar a máquina pública, uma característica que a acompanha desde quando comandou a Prefeitura de Caruaru, a governadora Raquel Lyra (PSDB) entende o peso de contar com aliados de primeira hora para que se torne possível garantir o mínimo de governabilidade à frente do Poder Executivo.

E mais do que preencher cargos no primeiro e segundo escalão e nos principais órgãos estaduais, Raquel entende como prioridade prestigiar a quem sempre lhe foi fiel com entregas de obras à população e anúncios de investimentos e liberação de recursos em bases estratégicas. E dessa forma a governadora cumpre com o papel que lhe fora confiado pelo povo pernambucano ao passo em que atende as demandas de quem tem caminhado ao seu lado.

É o caso da agenda de ontem (30) na Zona da Mata Norte. Não restou dúvida de que foi um gesto à altura da função que o deputado estadual Antônio Moraes (PP) desempenhou à época da eleição de Raquel à Prefeitura de Caruaru, em 2016, quando lhe abriu as portas do PSDB, um papel de incentivador que continua a pôr em prática na Assembleia Legislativa (Alepe), sendo, quiçá, seu maior aliado na Casa.

Em um único dia, ao lado de Moraes, Raquel entregou o novo Complexo Policial de Goiana; assinou a ordem de serviço para a restauração da PE-062, em Aliança; vistoriou as obras da PE-091, em Macaparana, e da PE-089, em São Vicente Férrer, onde ainda inaugurou a primeira cozinha comunitária da cidade.

As entregas e a atenção da governadora para com demandas históricas da população das quatro cidades, bem como sua presença em atos aberto ao público, estreita a relação de Raquel com os moradores e, ao mesmo tempo, dá uma clara demonstração de que a chefe do Executivo sabe como prestigiar aos que lhe são fiel e dialogam com as prioridades da atual gestão estadual.

CURTAS

Bastidores I – Aliados e opositores de Mano Medeiros (PL) estão com os olhares atentos para o presidente da Câmara de Vereadores do Jaboatão dos Guararapes, Adeildo da Igreja (PL), que irá comandar o Executivo Municipal por oito dias em decorrência de uma viagem do prefeito aos Estados Unidos. Adeildo foi o grande responsável por barrar uma tentativa de reforma administrativa enviada por Mano ao Legislativo no início do ano.

Bastidores II – A viagem do prefeito Mano Medeiros aos Estados Unidos se dá em meio a uma demanda recorrente no setor da saúde: a falta de insumos básicos na atenção básica. A mais recente cobrança de mães de crianças que carecem de cuidados especiais é referente ao estoque zerado do leite Neocate. De acordo com a mãe de Lucas Gabriel da Silva, de 7 anos, não há previsão de chegada do material na farmácia domiciliar. Ela relata que o filho precisa de ao menos 16 latas (cuja unidade custa cerca de R$300) por mês.

Estratégia? – A ex-deputada federal Marília Arraes, vice-presidente nacional do Solidariedade, continua a insistir em um discurso vazio e que beira o desrespeito para tentar se manter nos holofotes da mídia. Após ter se recusado a suspender por apenas três dias a campanha ao Campo das Princesas em um gesto de empatia para com a então adversária Raquel Lyra (PSDB), Marília mantém como estratégia atribuir a vitória da atual governadora ao que chama de “voto de comoção”.

Polêmica – O secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti, subiu o tom contra o vereador Paulo Muniz (SD) e se recusou a responder aos ataques do parlamentar, que o chamou de “incompetente” e “covarde” por não armar a guarda municipal. “Não devo dar importância a um vereador medíocre”, disse Cavalcanti ao Blog de Jamildo.

Fonte: FalaPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário