Com os recuos do ex-senador Armando Monteiro, que decidiu não disputar a eleição deste ano, e do deputado Daniel Coelho, preferindo correr atrás de sua reeleição na Câmara dos Deputados, o processo para a escolha do senador na chapa de Raquel Lyra se afunilou em dois nomes: Lucinha Mota e Guilherme Coelho.
Ambos são de Petrolina. Lucinha seria a aposta de uma chapa completamente feminina e com o apelo emocional da trajetória como mãe, além de ser outsider, mesmo já sendo suplente de vereadora. Por sua vez, Guilherme Coelho tem um vasto currículo, que vai de ex-prefeito de Petrolina a deputado, sem falar do seu diálogo com o empresariado, sobretudo o agronegócio.
A coluna teve acesso à informação de que Guilherme aceitou o convite de Raquel de ser seu senador. Ontem mesmo ele fez uma série de ligações para a classe política em busca do votos e parcerias para seu novo projeto. Ele vinha tocando uma pré-candidatura de federal. Guilherme é primo de Miguel Coelho, também pré-candidato ao Governo, e ambos fazem política na mesma região. A escolha de Raquel é estratégica, já que pegou uma vice (Priscila Krause) da Metropolitana, a própria tucana é do Agreste e agora viria um senador do Sertão, contemplando as principais regiões do Estado.
BAIXA NA CHAPA – Confirmando Guilherme Coelho, a chapa de federal da federação PSDB-Cidadania sofrerá uma baixa significativa. Ele aparecia bem na segunda posição do bloco. Indo para o Senado, Daniel Coelho terá que ampliar ainda mais sua presença para garantir uma vaga. Lucinha Mota poderá ser alçada à federal com a saída de Guilherme.
BOLSONARO EM PE – O blog trouxe com exclusividade a informação de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) estará na Marcha para Jesus, no dia 6 de agosto, no Recife. Uma fonte palaciana também revelou que ele fará uma visita ao canal da transposição do São Francisco. Essa agenda fortalecerá os bolsonaristas de carteirinha no estado.
REPERCUTIU – A coluna de ontem sobre as últimas movimentações de Luciano Bivar com o União Brasil em Pernambuco repercutiu muito na classe política. Foi o assunto do dia em todas as rodas de conversas. O “imprevisível”, como alguns batizaram o presidente nacional do União Brasil.
GRANDE PÚBLICO – Simone Paz lançou ontem, em Carpina, sua pré-candidatura à deputada estadual. O evento foi realizado numa casa de festas da cidade, que ficou lotada. Simone é filiada ao Avante e já foi tesoureira da Prefeitura de Carpina por duas gestões.
PINGA-FOGO: Haverá mudanças no quadro político em Pernambuco até as convenções do final de semana?
Fonte: Blog do Elielson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário