Foto: Divulgação
O jogo de xadrez da política pernambucana está sendo jogado e com isso, os pré-candidatos ao governo do Estado estão movendo suas peças neste tabuleiro chamado eleição. O movimento da pré-candidata Raquel Lyra (PSDB), ao anunciar a deputada estadual Priscila Krause (Cidadania), como sua vice na disputa pelo Governo de Pernambuco, poderá beneficiar indiretamente a pré-candidatura de Gilson Machado Neto, ao Senado Federal.
O fato se deu da seguinte maneira, o comentário era que após a desistência ou não de Armando Monteiro Neto de disputar o senado, Priscila Krause poderia ser a pré-candidata de Raquel Lyra a senadora. Essa possibilidade poderia tirar votos de Gilson Machado Neto, porque Armando e Priscila, conseguem influenciar eleitores da política de centro-direita, prováveis simpatizantes do projeto do ex-ministro do Turismo ao Senado Federal.
Observando o tabuleiro pela ótica de Raquel Lyra, é bem verdade que Priscila Krause tem uma penetração forte no eleitorado da Capital e Região Metropolitana. Sendo a vice, Priscila fortalece o nome de sua companheira de chapa no principal colégio eleitoral de Pernambuco. Essa análise é uma observação de um analista da política pernambucana que narrou esses fatos em conversa com a coluna deste blog, nesta terça-feira.
No próximo sábado (30) pela manhã, Raquel Lyra vai realizar sua convenção partidária para oficializar sua chapa. Neste evento a tucana vai anunciar o nome do seu candidato ao Senado Federal. A convenção do PSDB está marcada para acontecer no Clube Português, bairro das Graças, Zona Norte do Recife.
Curtinhas
10 mil votos: Romildo Gomes, gestor do IPA declarou que vai apoiar Lula da Fonte (PP) para deputado federal e Dannilo Godoy (PSB) para deputado estadual. Romildo Gomes é de família tradicional da política, é influente na Capital e vai ajudar bastante seus candidatos nesta corrida eleitoral. Com este apoio, Dannilo sai da esfera do agreste e adentra com altivez na Região Metropolitana. A meta de Romildo é chegar aos 10 mil votos.
Brasília: Quem não perde tempo e está em Brasília, buscando recursos para seu município é o vereador polivalente, Carlinhos da Cohab (PP) de Santa Cruz do Capibaribe. Dono de uma voz potente, Carlinhos é pau para toda obra, é atuante, defende com unhas e dentes e ajuda bastante o governo do prefeito Fábio Aragão, dentro e fora da câmara de vereadores.
Pulou: As informações que chegam ao blog é que o ex-prefeito de Surubim Flávio Nóbrega, principal liderança da oposição pulou do projeto de Cleber Chaparral (UB) e vai apoiar a reeleição do deputado estadual Gustavo Gouveia (SD) e Ricardo Teobaldo (Podemos) para federal. A ideia da troca de Flávio é ter uma parceria forte, pois Nóbrega quer ser candidato a prefeito de Surubim em 2024. Em 2020 Chaparral deu suporte e apoio a Flávio Nóbrega, foi importante na candidatura dele na terra das vaquejadas.
Presente: Edilázio Wanderley, Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude esteve ontem (26) em Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte e Jataúba. O secretário fez vistoria para a implantação de cozinhas comunitárias que vão servir gratuitamente, alimentos para pessoas em situações de vulnerabilidade social. Outro fator que trouxe Edilazio ao agreste foi a implantação e entrega do programa Pernambuco que Alimenta, esse projeto permite ao governo do Estado comprar produtos da agricultura familiar e distribuir para quem mais precisa.
Atuante: Joaquim Neto (PSDB), ex-prefeito de Gravatá e pré-candidato a deputado estadual, não para, está circulando bastante por todo Pernambuco, em busca de novos apoios para consolidar seu projeto rumo à Assembleia Legislativa de Pernambuco. Joaquim é um entusiasta da pré-candidatura de Raquel Lyra ao governo do Estado, acredita que a tucana vai surpreender e estará no segundo turno das eleições deste ano.
Chapa Feminina: Em participação no Programa Cidade em Foco da Rede Pernambuco de Rádios, Raquel Lyra (PSDB), pré-candidata ao governo do Estado, disse que é um marco na história política do estado, duas mulheres concorrerem ao governo de Pernambuco. Para Raquel, Priscila é sensível, capaz de cuidar, tem um olhar atento como fiscalizadora, é boa gestora na busca da eficiência dos recursos públicos e uma das deputadas mais atuantes e corajosas na Alepe. Raquel ainda falou que Priscila é a melhor vice que ela poderia ter.
Fonte: Blog do Alberes Xavier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário