quinta-feira, 2 de junho de 2022

A significativa força eleitoral do palanque de Marília Arraes

 

Em 2006, embalados pela força do lulismo que estava em ascendência não apenas em Pernambuco mas no país, os deputados Inocêncio Oliveira (PL) e Severino Cavalcanti (PP) desembarcaram da União por Pernambuco após divergências com Jarbas Vasconcelos na indicação de Mendonça Filho (então PFL) para concorrer ao Governo de Pernambuco. Inocêncio estava em pré-campanha para ser o candidato do PFL tendo em vista sua trajetória política. O deputado não conseguiu viabilizar sua candidatura pelo partido e rompeu com Jarbas e Mendonça. Severino Cavalcanti também rompeu com Jarbas. Tanto Inocêncio Oliveira quanto Severino Cavalcanti se aliaram ao jovem deputado federal Eduardo Campos que iria pleitear o governo. 

Na época, Inocêncio Oliveira queria indicar o vice de Eduardo Campos. No entanto, já existia um acordo para que o ex-prefeito de Caruaru João Lyra Neto fosse o vice. Inocêncio retrucou, mas respeitou. Com o PT na oposição e também o PTB, o palanque de Eduardo começava a ganhar formatação que até então só existia apenas dentro do PSB. Após a retirada da pré-candidatura de Armando Monteiro, o PDT que estava em pré-acordo com o trabalhista passou a fazer parte da chapa de Eduardo. 

O enredo acontece novamente, mas desta vez com uma diferença. O PP passou a ser comandado por Eduardo da Fonte que foi eleito deputado federal justamente no ano em que Eduardo Campos foi eleito governador. Sebastião Oliveira que hoje está no Avante, já comandou o Partido Liberal e também o Republicanos. Ambos estão com os pés no palanque de Marília Arraes, deputada federal e pré-candidata ao Governo. 

Sebastião Oliveira está cotado e já praticamente dado como certa para a vice de Marília. Eduardo da Fonte não concorrerá a um mandato majoritário agora, mas em sendo Marília Arraes vitoriosa nesta eleição estadual passará a ser um dos homens forte de seu governo e já entrará como pré-candidato ao Senado em 2026 quando serão disputadas duas vagas. A importância do PP e do Avante para Marília Arraes é enorme tendo em vista que hoje ela tem em seu palanque além do Solidariedade, o PSD do deputado federal André de Paula, o PROS e o Agir 36. 

Para se ter uma ideia o PP, PSD são o terceiro e o quarto maior tempo de guia de tv e rádio e inserções partidárias perdendo apenas para o União Brasil (fusão do DEM e PSL) e o PT que detém hoje o segundo maior tempo.

É certo - No meio político não existe mais dúvidas de que o deputado Sebastião Oliveira irá deixar a Frente Popular e disputar a vaga de vice-governador na chapa de Marília Arraes. De 1998 pra cá, Mendonça Filho não concorreu a reeleição e se elegeu vice-governador e em 2014 foi a vez de Raul Henry abrir mão de disputar a reeleição para ser o vice de Paulo Câmara. Já em 2018, Luciana Santos que exercia o mandato de deputada federal abriu mão em favor de Renildo Calheiros e disputou a vice de Paulo Câmara em sua reeleição.

Palanque - O deputado estadual Marco Aurélio (PSB) conseguiu um apoio importante no município de Agrestina. Os vereadores João Leite, Aparecido e a ex-vereadora Valéria.  O parlamentar saiu muito animado e disse que aos poucos vai consolidando seu projeto de reeleição.

Projeto - O pré-candidato a governador Miguel Coelho se reuniu ontem com representantes do Sindicato dos Policiais Penais do Sistema Penitenciário de Pernambuco. O encontro teve por objetivo ouvir as demandas da categoria e discutir propostas para melhorar as condições de trabalho para os agentes.

Danilo - O deputado Danilo Cabral, pré-candidato ao Governo de Pernambuco, solicitou da empresa Neoenergia a anistia nas contas de luz das pessoas afetadas diretamente pelas chuvas em Pernambuco. Pela proposta do parlamentar, quem foi afetado pelas chuvas do último final de semana estaria isento do pagamento da conta de luz. O parlamentar encaminhou ofício ao diretor-presidente da empresa, Mario Ruiz-Tagle Larrain.

Inauguração - A prefeita de Jaqueira, Ridete Pelegrino (PSD), inaugura no próximo domingo dia 05, o calçamento da sede do engenho Fervedouro. É mais um compromisso assumido pela prefeita durante a campanha e que se torna realidade. A obra faz parte de uma emenda do deputado federal André de Paula.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário