O PoderData divulgou nesta quarta-feira (2) uma nova pesquisa eleitoral para presidente do país. O petista Luiz Inácio Lula da Silva apareceu em primeiro lugar, com 41% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 30%.
Os dois políticos tiveram oscilações dentro da margem de erro, em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto de pesquisa, divulgado há 15 dias: Lula caiu um ponto e Bolsonaro subiu dois, diminuindo a diferença entre eles de 14 para 11 pontos percentuais (com a margem de erro de dois pontos, a diferença máxima seria de 15 pontos e a mínima de 7).
Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) estavam empatados no terceiro lugar, ambos com 7% das intenções de voto, de acordo com o PoderData. Na sequência, com 2%, apareciam o governador de São Paulo, João Doria, e o deputado federal André Janones (Avante). Confira a seguir o desempenho dos pré-candidatos à Presidência e a metodologia e registro da pesquisa.
Pesquisa estimulada
Na pesquisa estimulada, o entrevistador apresenta as opções de candidatos ao eleitor entrevistado. No caso deste levantamento do PoderData, realizado por telefone, os nomes foram apresentados em ordem alfabética.
Primeiro turno
- Lula (PT) – 41%
- Jair Bolsonaro (PL) – 30%
- Sergio Moro (Podemos) – 7%
- Ciro Gomes (PDT) – 7%
- João Doria (PSDB) – 2%
- André Janones (Avante) – 2%
- Alessandro Vieira (Cidadania) – 1%
- Simone Tebet (MDB) – 1%
- Rodrigo Pacheco (PSD) – 1%
- Felipe D’ávila (Novo) – 0%
- Branco/nulo – 5%
- Não sabe – 3%
Segundo turno entre Lula e Bolsonaro
- Lula (PT) – 54%
- Bolsonaro (PL) – 37%
Metodologia
O levantamento realizado pelo PoderData (próprio contratante) está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09445/2022. Foram feitas entrevistas por telefone, fixo e celular, com 3.000 eleitores de 245 municípios entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2022. A margem de erro máxima prevista é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A metodologia completa das pesquisas eleitorais e os questionários aplicados podem ser consultados no site do TSE.
Portal de Prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário