terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Chegamos no mês das definições

Chegamos ao segundo mês de 2022. O chamado mês das definições. Um ditado muito comum antes da pandemia era o de que o ano se iniciava após o carnaval. Na política as definições também. Com a pandemia e sem a festa de momo, teremos um mês bastante movimentado na política estadual. 

De um lado, a Frente Popular promete resolver seu destino no início deste mês anunciando o seu candidato e espera-se que até o final do mês tenhamos a finalização de toda a chapa. 

Já no campo oposicionista temos a confirmação já da pré-candidatura ao governo do estado de Miguel Coelho. O petrolinense no entanto deve renunciar ao cargo de prefeito apenas em março. 

Falta apenas a definição de Anderson Ferreira e Raquel Lyra: quem vai disputar o governo do estado? quem concorre ao senado federal?  Fora dito que neste mês de fevereiro seria definido e anunciado o nome do Levanta Pernambuco que concorreria ao governo do estado. 

Assim, já a partir de agora estaríamos com quase todas as pré-candidaturas a postos.

Frente Popular - O governador Paulo Câmara deve anunciar ainda esta semana o nome do deputado federal Danilo Cabral que vai disputar o governo do estado pelo PSB. Outros ajustes na formatação da chapa levam em consideração o PT que tem hoje uma pré-candidatura a posto do senador Humberto Costa ao governo.

Senado - Embora Lula já tenha dito que assim que o PSB apresentar o seu nome, Humberto vai abrir mão no mesmo momento da postulação, o partido quer garantir presença na chapa majoritária no estado. Para Lula, a vaga de vice é muito pouco. A vontade é de que seja o senado.

Almoço - Quem esteve almoçando ontem com o governador Paulo Câmara foi o presidente nacional do PSL e futuro presidente do União Brasil, Luciano Bivar. Paulo que passa a semana escutando aliados para definir o nome do PSB ao governo do estado, atendeu Bivar o que já deixou os Coelhos de orelha em pé. Miguel já tinha dito que a ida do União Brasil para Frente Popular seria perua do PSB, mas os sinais apontam para outro caminho.

O sinal - Com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, acenando que o senador Rodrigo Pacheco pode retirar sua pré-candidatura a presidência da república, as chances de André de Paula ser o indicado para concorrer ao senado cresce em Pernambuco. Para isto, basta um acordo com o PSB e o PT que quer um aliado na vaga.

Emprego - o Recife fechou o ano de 2021 com um dos maiores saldos positivos de geração de empregos dos últimos anos, com um total de 28.710 empregos com carteira assinada. Isso significa que praticamente um em cada três empregos gerados em Pernambuco no ano passado - o estado contabilizou 89.697 vínculos - foi celebrado na capital pernambucana. O crescimento recifense foi de 6,09%, em comparação com 2020, primeiro ano da pandemia, percentual que colocou a cidade à frente de capitais como Fortaleza (CE), com 5,94%, e Salvador (BA), com 5,69%, respectivamente. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia.

Pernambuco - O governador Paulo Câmara autorizou, ontem, o início do processo de licitação na Compesa, que permitirá a contratação de uma parceria público-privada para construção de uma usina solar no Estado, com capacidade de geração de 135 MW.A iniciativa, inédita entre as empresas de saneamento do País, tira a Compesa do patamar de maior consumidora de energia elétrica de Pernambuco e a coloca como uma das maiores geradoras do Estado. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário