terça-feira, 23 de novembro de 2021

Toda prévia tem um preço

 

Depois de idas e vindas no caso das prévias do PSDB, o partido já marcou o dia para o encerramento: no próximo, dia 28, todos tomarão conhecimento do nome de quem vai disputar o Palácio do Planalto pela legenda tucana: Doria, Eduardo Leite ou Arthur Virgílio. Vale ressaltar que dos três, apenas Arthur Virgílio não exerce um mandato político no momento e com a vitória de Doria ou Leite, no caso governadores, o vitorioso terá que renunciar ao mandato para concorrer a presidência da república.

As prévias foram um verdadeiro vexame para o PSDB e o lado negativo ficou conhecido por todos. Mas, houve no entanto algumas questões positivas nas prévias tucanas. Para o bem ou para o mal, os pré-candidatos e o partido tiveram destaque em toda a mídia, algo que a legenda não vinha conseguindo. Outro ponto favorável é que o partido tornou público uma forma de escolha de seu pré-candidato que não é a maneira tradicional, a famosa imposição. 

O PT já utilizou-se das prévias para escolher Lula como candidato a presidente em 2002. Ali, ele disputou com o então senador Eduardo Suplicy. Lula na época disse que se fosse para disputar prévias abriria mão de sua pré-candidatura. Não aconteceu. Lula foi eleito presidente e Suplicy foi para o senado federal, sem nenhuma rusga.

Aqui em Pernambuco o PT também chegou a realizar uma prévia: para a prefeitura do Recife, em 2012, quando disputaram a indicação Maurício Rands e o prefeito e pré-candidato à reeleição João da Costa. As prévias trouxeram uma sequela tão forte para o partido que praticamente entregou de bandeja a prefeitura para o PSB que a administra até hoje. 

Não foi apenas no PT. O PSB disputou através de prévias em Petrolina a indicação do seu candidato. Odacy Amorim e Gonzaga Patriota. Mesmo com Odacy tendo a máquina na mão e o apoio de Fernando Bezerra Coelho não conseguiu vencer Gonzaga Patriota que viu Júlio Lóssio, um quase desconhecido na política da cidade, ser eleito.

O PSDB se tivesse se antecipado a alguns acontecimentos poderia ter apresentado domingo o nome do seu futuro candidato. Mas como ficou bem claro acima: toda prévia tem um preço e agora é aguardar às consequências.

No aguardo - Ainda não oficializada a pré-candidatura de Raquel Lyra ao Palácio do Campo das Princesas, a caruaruense aguarda a decisão sobre a candidatura nacional da legenda para saber quais serão os próximos passos da legenda no estado. Vale o recado: seja quem for o vencedor não atrapalhará de maneira alguma na montagem dos palanques em Pernambuco.

Na estrada - O governador Paulo Câmara estará visitando os municípios de Altinho, Agrestina, Ibirajuba, Lajedo e Jupi. Agrestina e Altinho receberão Paulo na próxima quinta-feira e as demais cidades na sexta. A agenda faz parte do Plano Retomada.

Dívida - O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) apontou em relatório que a gestão do ex-prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira, deixou um de arca com R$ 1.460.138,16 com o Regime de Previdência. A dívida é referente apenas ao exercício de 2018.

André Ferreira - O deputado federal André Ferreira entregou ao município de Quipapá uma pá carregadeira, obtida com recursos de uma emenda individual de sua autoria. O parlamentar também participou do lançamento da pedra fundamental das obras de calçamento da comunidade de Novo Milênio, que vai mudar a vida dos moradores da localidade. 

Romero Albuquerque - Ampliação do Hospital Veterinário do Recife, instalação de câmeras de video para coibir abandono de animais, reestruturação da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente e compra de medicamentos contra esporotricose para o Centro de Vigilância Ambiental do Recife. Essas são algumas das ações que a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado poderão realizar no próximo ano, graças às emendas parlamentares destinadas pelo deputado estadual Romero Albuquerque (PP).

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário