Há exatamente um ano da eleição a regra do jogo já está em vigor, o Congresso Nacional promulgou a reforma eleitoral estabelecida pela Emenda Constitucional 111. Praticamente nada mudou em relação ao pleito de 2020. Sem coligações proporcionais, os congressistas conseguiram fazer uma arrumadinho para driblar a regra criando as federações partidárias, uma espécie de fusão que preserva os partidos que iriam se acabar, a exemplo do PCdoB, Cidadania, Rede Sustentabilidade entre outros.
A federação é um alinhamento partidário vertical que ao ser determinado pelas executivas nacionais terão que ser replicadas em todas as esferas. Na projeção do quadro eleitoral em Pernambuco não muda nada, siglas que hoje já se encaminham para consolidarem suas chapas não terão alterações. Uma novidade está na distribuição do fundo partidário, os candidatos negros, índios e mulheres terão contagem em dobro a partir de agora até 2030.
Mais uma vez o Congresso andou em círculos, da proposta do Distritão, passando pelo Distrital misto, mas nada disso saiu do lugar e por pensar só na própria eleição os parlamentares não farão uma verdadeira reforma que o País precisa.
ELEIÇÕES – As cidades de Capoeiras e Palmeirina, no Agreste Meridional, voltam às urnas neste domingo. As eleições suplementares apenas seus prefeitos. Os prefeitos que foram eleitos em outubro Dudu (PL) e Eudson Catão (PSB), dos respectivos municípios, passaram a compor a lista dos fichas sujas e perderam a batalha na justiça eleitoral.
NOVO PARTIDO – O novo partido a partir da fusão do Democratas com o PSL adotará o nome União Brasil e vai usar o número 44. A nova sigla terá como presidente nacional o deputado pernambucano Luciano Bivar e ACM Neto como secretário-geral. A fusão permitirá a criação de uma superpartido com mais de 80 deputados e candidaturas majoritárias em vários estados da federação, inclusive em Pernambuco.
PASSAPORTE VACINAL – O deputado Estadual, Coronel Alberto Feitosa (PSC), apresentou na Assembleia Legislativa de Pernambuco, projeto de lei que veta o passaporte de vacinação em Pernambuco. Feitosa adota o mesmo discurso do presidente Bolsonaro e criticou a proposta do Governo do Estado.
RÁPIDAS
TESTE POSITIVO – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou, ontem, que realizou um exame PCR e o resultado deu positivo de novo para a Covid-19, o que impede de retornar ao Brasil. O ministro disse que continuará trabalhando a distância, ainda em quarentena nos Estados Unidos.
OBRA – O prefeito de Vicência, Guiherme Nunes (Cidadania), deu início a obra de pavimentação ao acesso ao Distrito de Angélicas. “Desde que assume o mandato tinha essa obra em mente, agora chegou a hora”, comemorou Guiga.
PINGA-FOGO: Paulo Câmara vai renunciar para disputar o Senado?
Fonte: Blog do Elielson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário