Que o prefeito Miguel Coelho (DEM), tem todo o direito de percorrer o estado e de correr contra o tempo para vencer o desconhecimento, é fato. Agora, é preciso também que tudo seja bastante explicitado. Por exemplo: o petrolinense anunciou que a partir de 21 de outubro viajaria o estado de Pernambuco e que pretende percorrer até o final deste ano setenta municípios pernambucanos. Um desses exemplos é a cidade de Camaragibe onde iniciou a série "Por Pernambuco". O município fica 700 km distante de Petrolina.
No entanto, mesmo percorrendo todo esse trajeto e levando a palavra da nova política não está claro quem está paga as viagens de Miguel Coelho pelo estado fora de período de campanha e em horário de expediente na Prefeitura de Petrolina.
Ora, o jovem prefeito não se licenciou e nem renunciou ainda ao cargo para se dedicar a pré-campanha e continuará recebendo mensalmente R$ 18 mil reais (salário do prefeito de Petrolina). Até o final do ano, quando completará o ciclo de setenta municípios visitados, Miguel terá recebido integralmente R$ 42 mil reais do cargo de prefeito de Petrolina mesmo sem dar expediente no município.
Soma-se a isso o gasto com combustíveis, locação de veículos, hospedaria, alimentação, equipe de marketing. Se a lógica de Miguel é passar uma ideia de renovação na política que comece de cedo e que comece de casa: vai ser transparente com os gastos destas viagens? O prefeito vai continuar recebendo o salário integral mesmo viajando o estado em dia, e horário de expediente na prefeitura de Petrolina?
Cautela - Bem diferente do prefeito de Petrolina, tanto Anderson Ferreira quanto Raquel Lyra, ambos, prefeitos de cidades importantes do estado estão se movimentando dentro de suas possibilidades e sem deixar de lado o ofício de prefeito confiados a cada um a menos de um ano. Até porque o sucesso nas urnas em 2022 depende muito do sucesso na administração e faltar ao expediente não é um bom sinal.
Doria de Pernambuco - Mal assumiu a prefeitura de São Paulo em 2017, o então prefeito João Doria já estava viajando o Brasil e fazendo uma pré-campanha para a presidência da república que depois terminou sendo pelo governo de São Paulo. O tucano sofreu duras críticas da mídia pelo fato de estar mais fora do que na própria cidade de São Paulo e soltou essa: "a gente pode administrar até via whatsapp hoje". Nos bastidores da política pernambucana, quem relembra o fato diz que Miguel está se tornando o João Doria de Pernambuco.
Saldo positivo - Pernambuco teve um saldo positivo de 25.732 postos de trabalho formais em setembro. É o melhor resultado desse mês nos últimos oito anos, colocando o Estado em primeiro lugar no Nordeste e em terceiro no Brasil. Os dados foram divulgados ontem pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Em relação ao mês de agosto, quando o saldo foi de 17.215 contratações, houve um crescimento de 8.523 empregos com carteira assinada. No acumulado do ano, de janeiro a setembro, o Estado gerou um saldo de 70,5 mil ocupações.
Fato inédito - Se as previsões do deputado federal Daniel Coelho se concretizarem teremos um fato inédito em Pernambuco que será três gestores renunciando ao mandato para disputar um cargo eletivo. Segundo Daniel, Anderson e Raquel vão renunciarem para disputarem o senado e o governo do estado. Soma-se a isso, a renúncia de Miguel Coelho em Petrolina. E pode acontecer ainda, a renúncia de Paulo Câmara para disputar o senado federal.
Agenda - O governador Paulo Câmara entrega, nesta quarta-feira (27.10), espadins aos alunos do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. A cerimônia será realizada na Academia de Polícia Militar de Paudalho.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte: Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário