quarta-feira, 2 de junho de 2021

Representatividade partidária da bancada deve cair pela metade

Nas eleições de 2018, a bancada pernambucana foi eleita representada por dezessete partidos. Naquela ocasião havia o advento da coligação, apenas PSB, PT, PP, PDT e Republicanos elegeram mais de um parlamentar, os demais partidos emplacaram apenas um deputado. Isso foi possível por causa dos chamados chapões, mas que não irá se repetir em 2022 por conta da nova legislação eleitoral que proíbe as coligações.

Com este novo formato, a avaliação da bancada pernambucana é de que a representatividade partidária irá diminuir, pois alguns parlamentares contabilizam que não haverá condições de uma parte significativa de partidos montar suas chapas proporcionais.

Portanto, as contas apontam para algo em torno de sete a nove partidos que irão conseguir eleger deputados para a Câmara Federal, com destaque para o PSB, o PP, o PT e o partido que lançar o candidato da oposição a governador, que poderão alcançar pelo menos três deputados cada.

Time forte – O Podemos, comandado pelo deputado federal Ricardo Teobaldo, é uma das legendas que vem trabalhando forte na montagem das suas chapas proporcionais para as eleições 2022. Uma das apostas da sigla é o vereador do Recife Tadeu Calheiros, que foi convidado por Teobaldo para entrar na disputa por uma cadeira de deputado. A expectativa é que a sigla eleja seis deputados estaduais e três federais.

Visita – O prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto (MDB) recebeu em seu gabinete o também prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), que é pré-candidato a governador. Na ocasião, Paulo Roberto mostrou as ações que tem realizado na sua cidade e enalteceu a atração de 22 empresas para se instalarem na cidade.

Encontro – Em almoço no Bargaço, os ex-vereadores do Recife André Campos, Fred Oliveira, João Braga e Zé Neves. Como não poderia deixar de ser, o prato principal foi a política pernambucana.

Tecnologia – O Ministério da Saúde anunciou a assinatura de acordo de transferência de tecnologia da Astrazeneca para produzir a vacina no país através da Fiocruz. Isso permitirá a produção do IFA nacional e consequentemente aumentará a capacidade produtiva no país.

Cassação – Com meses de atraso, o deputado Alexandre Leite (DEM/SP) apresentou parecer favorável no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados para a cassação do mandato da deputada Flordelis (PSD/RJ), que foi denunciada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro por suspeita de ser a mandante do assassinato do seu marido, o pastor Anderson dos Santos.

Senado – A discussão sobre o nome da deputada estadual Priscila Krause para ser candidata a senadora na chapa oposicionista mostra que o grupo está longe de encontrar um entendimento para a disputa do próximo ano.

Dialogando – Pré-candidato a governador pelo PL, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, recebeu a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT) e o ex-prefeito é pré-candidato a deputado estadual Luciano Duque, no complexo administrativo para mostrar as ações da sua gestão na segunda maior cidade pernambucana.

Inocente quer saber – O DEM sem a filiação de Miguel Coelho conseguirá montar chapas proporcionais?

Fonte : Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário