sábado, 12 de junho de 2021

Freixo vem a PE. Siqueira aposta em "dique pela democracia"

 

O deputado federal Marcelo Freixo esteve em um café da manhã com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, para comunicar que realmente se filiaria ao partido. Ontem, anunciou sua desfiliação do PSOL encerrando um ciclo de 16 anos na legenda. No radar, está um projeto de concorrer a governador do Rio de Janeiro, ancorado em uma frente ampla. No bojo dessa construção, Freixo cumprirá agenda em Pernambuco na próxima segunda-feira. A princípio, terá uma conversa com o prefeito do Recife, João Campos, mas também se fala, nas hostes socialistas, na hipótese de uma agenda dele com a bancada federal. O Estado detém o protagonismo e a hegemonia nacional na sigla e João Campos é vice-presidente Nacional de Relações Federativas, enquanto o governador Paulo Câmara é primeiro vice-presidente do PSB. À coluna, Carlos Siqueira realça que Freixo está entre os que defendem "uma política de frente ampla" e destaca a necessidade de "unir forças políticas de esquerda e de centro". Insiste: "Tem que ser centro e esquerda e não apenas ao centro". No Rio de Janeiro, essa articulação em curso passou por aparar, no PSB, as arestas entre Freixo e o deputado federal Alessandro Molon.

Ao abrir as portas para Freixo, o PSB faz um esforço de agregar o PT, o PCdoB, PSOL, PDT e Rede numa frente ampla de apoio a um projeto presidencial comum, que tende a ser o do ex-presidente Lula. Há quem aposte que o PSD, presidid por Gilberto Kassab, passaria a integrar esse conjunto no Rio, numa composição que poderia transbordar para São Paulo. Carlos Siqueira avalia que a "contradição principal, hoje, no País se dá entre autoritarismo e democracia e não entre direita e esquerda". Daí, defende que a frente ampla é determinante para "restaurar a plenitude democrática". Nessa linha, Siqueira aposta em um "dique em defesa da democracia". Leia-se: argumenta que essa articulação da frente ampla deve ser replicada, ao menos, em três estados determinantes que são Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O dirigente nacional do PSB considera, nessa conta, que, juntos, os três estados "concentram o maior PIB e o maior número de eleitores". Esse "dique forte", como Siqueira também define, seria estratégico num tipo de trincheira no combate ao bolsonarismo.

Filiação será no dia 22
Marcelo Freixo vai se filiar ao PSB, encerrando um ciclo de 16 anos no PSOL, no próximo dia 22. A filiação será em Brasília. A travessia tem a ver com a tese da frente ampla, sobre a qual o PSB se debruça ainda sem garantia de apoio do PT. "Ainda não tem garantia de nada", observa Carlos Siqueira à coluna ao ser indagado sobre o PT nessa cena do Rio. 

Em exame > Carlos Siqueira também esteve com a deputada Tabata Amaral, que está de malas prontas para deixar o PDT. "Temos conversado, mas ela está examinando, esteve comigo", pontua o dirigente. Fontes ligadas a João Campos dizem, inclusive, que Tabata circula pelo Recife esses dias.

Tudo certo > Quando fala da travessia de Freixo, Carlos Siqueira também cita o governador Flávio Dino. "Os dois irão juntos (para o PSB)", informa, sublinhando que "a vinda de Dino já está acertada". Movimento tem como pano de fundo a frente ampla.

Fonte :Folha de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário