sábado, 12 de junho de 2021

Autoridades lamentam morte de Marco Marciel

 

Ex-vice-presidente da República Marco Maciel — Foto: Agência Senado/Reprodução

Morreu, na madrugada deste sábado, 12, o ex-vice-presidente da República, Marco Antônio de Oliveira Maciel. Ele estava internado em um hospital de Brasília, em decorrência de complicações do mal de Alzheimer.

Nascido no Recife, Marco Maciel completaria 81 anos no dia 12 de julho. Ele iniciou como liderança no movimento estudantil na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde se formou em Direito.

Na vida pública foi deputado estadual, deputado federal, senador, governador de Pernambuco e também o 22º vice-presidente da República, no período de 1995 a 2003, quando, pelo então PFL (hoje DEM) compôs chapa com Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Maciel deixa a mulher, Anna Maria, e três filhos. Informações iniciais dão conta de que, apesar de ser pernambucano, seu corpo será enterrado mesmo em Brasília, em cerimônia restrita por conta da pandemia.

Autoridades enviaram notas lamentando o falecimento do político. Confira:

Como político, Marco Maciel encarnou as maiores virtudes republicanas, honradez e dedicação às melhores causas. Como cidadão exemplar, nos deixou lições de moderação, equilíbrio e civilidade, que devem ser sempre valorizadas, especialmente neste tempo em que vivemos. Uma grande perda para o Brasil.

O meu abraço a Dona Ana Maria e familiares.

Armando Monteiro Neto

Eu e minha mulher Isabela Coutinho lamentamos profundamente a morte de Marco Maciel, grande referência política para mim e toda uma geração em Pernambuco. Presto minha solidariedade à família, em especial à mulher Anna Maciel, seus filhos Gisela, Cristiana e João Maurício, e aos amigos nesse momento de dor.

Deputado federal, deputado estadual, senador, governador, ministro da Educação e vice-presidente da República em duas ocasiões, durante a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso. Passou por todas essas funções trabalhando incansavelmente pelo nosso estado e deixando um legado de honestidade, humanidade e lealdade a Pernambuco.

Na política, foi um dos líderes na redemocratização na Frente Liberal, que apoiou a candidatura de Tancredo Neves à Presidência da República, em 1985. O movimento foi o aglutinador do então Partido da Frente Liberal (PFL), atual Democratas, ao qual fui filiado e iniciei minha vida pública.

Na minha vida pessoal, eu tive o privilégio de ser seu amigo. Marco Maciel ainda foi padrinho do meu casamento e dividia comigo a paixão de torcer pelo Santa Cruz.

A sua dignidade, honestidade e espírito democrático na vida pública é um orgulho de Pernambuco e é um exemplo para esse Brasil que precisa tanto de homens como ele. A política brasileira fica mais pobre sem o nosso Marco.

Augusto Coutinho
Deputado Federal

Recebi com pesar a notícia do falecimento do ex-vice-presidente da República e ex-governador de Pernambuco, Marco Maciel. Conciliador, honrado e íntegro, ao lado do presidente Fernando Henrique Cardoso fez muito ao Brasil, sem esquecer jamais de seu estado e de seu povo, em todas as funções que exerceu como deputado, senador e ministro. Em nome do PSDB de Pernambuco, expresso nossa profunda solidariedade à sua esposa, Anna Maria, filhos, toda família, inúmeros amigos e a nossa gente que se despede hoje de um de seus grandes líderes”.

Raquel Lyra
Presidente do PSDB em Pernambuco

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, lamenta profundamente o falecimento do ex-vice-presidente da República e ex-governador de Pernambuco, Marco Maciel. Um homem que desde muito jovem ocupou funções destacadas e assumiu grandes responsabilidades como deputado estadual, federal, presidente da Câmara, senador, ministro da Educação, além dos cargos anteriormente citados e outras honrosas missões assumidas por ele.

A cidade de Olinda e todos os olindenses têm uma gratidão histórica com Marco Maciel. O nosso título de Patrimônio Cultural da Humanidade, conferido pela Unesco, foi obtido em 1982, último ano da administração dele no governo de Pernambuco. Tendo a sua gestão papel importante sobretudo na organização da complexa documentação que sacramentou a Marim dos Caetés como monumento mundial.

Um dos traços mais marcantes da personalidade de Marco Maciel foi a sutileza, que ele soube utilizar junto com o diálogo e a tolerância no bom trato de fazer política. Professor Lupércio se solidariza com familiares e amigos de Marco Maciel.

Professor Lupércio

Prefeito de Olinda

Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do ex-vice-presidente da República Marco Maciel. Sua vida se confunde com a história política do nosso estado e do nosso país. O Brasil e Pernambuco ficam menores com sua partida. A nós, fica a responsabilidade de defender seu legado e sua trajetória. Meus profundos sentimentos a Ana Maria Maciel, sua esposa e companheira inseparável, a seus filhos e amigos.

Ricardo Teobaldo
Deputado Federal e Presidente do Podemos/PE

Pernambuco perdeu Marco Maciel. Sua trajetória como deputado, senador, governador e vice-presidente teve o símbolo da correção e lealdade aos seus princípios. Cultivou, na vida pessoal e política, o valor do respeito a fidalguia com as pessoas, que tanto faz falta hoje ao Brasil.

Danilo Cabral
Deputado federal

O Partido Progressistas de Pernambuco lamenta profundamente a morte de Marco Maciel, recifense e grande quadro da política nacional.

Homem público honrado, será sempre reconhecido pelo estilo conciliador e por sua grande capacidade pacificadora.Nosso sentimento de pesar aos familiares, especialmente a esposa Ana Maria e aos três filhos e netos, e aos amigos. Que Deus conforte o coração de todos.

Eduardo da Fonte
Presidente do Partido Progressistas/Pernambuco

Lamento o falecimento do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel.

O pernambucano foi um grande político, exercendo também os cargos de deputado, senador e governador, numa trajetória de muita dedicação ao nosso estado e nosso país.

Deixo meus sentimentos de pesar a todos os seus familiares e amigos.

Alessandra Vieira
Deputada Estadual

Foi com muito pesar que recebemos na manhã de hoje o falecimento do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel. Pernambucano, Maciel faleceu aos 80 anos em Brasília, devido a complicações do Mal de Alzheimer.

Advogado e professor, Marco Maciel foi deputado, governador de Pernambuco, senador, ministro-chefe do Gabinete Civil da Presidência da República e vice-presidente da República de 1995 a 2003, no governo Fernando Henrique Cardoso. Deixou o legado de fazer política com muito diálogo e tranquilidade. Ensinou muito e sua história continuará ensinando como grande figura pública que foi.

Fica aqui toda minha solidariedade a sua família, Anna Maria, sua esposa, e aos três filhos.

Diogo Moraes

Deputado Estadual

Vice-líder do Governo na Alepe

Fonte: Blog Ponto de Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário