sábado, 16 de janeiro de 2021

Os acenos de Marília Arraes

Chamou muito a atenção a declaração dada pela deputada Marília Arraes a respeito da provável candidatura da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, ao governo de Pernambuco. Entre outras insinuações, a de que Marília estaria de malas prontas para abandonar o PT e se aliar a um dos partidos de oposição. Raquel Lyra foi reeleita prefeita de Caruaru com uma votação histórica na cidade e isso chamou a atenção de todos no estado. Tão logo seu crescimento era percebido na campanha, o nome de Raquel passou a ser lembrado para compor e até mesmo liderar uma chapa majoritária de oposição no estado.

Currículo, Raquel tem. E experiência também. Mas, uma declaração como foi a de Marília Arraes foi no mínimo esquisita, para alguns e sem nenhuma surpresa para outros. A parte "esquisita" é que Raquel é filiada ao PSDB, partido que polarizou com o partido de Marília (O PT) as eleições presidenciais dos anos 1994, 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014. Em 1994 e 1998 o PSDB saiu vencedor e nas últimas o vitorioso foi o PT. Os dois partidos sempre caminharam em lados opostos, e chegou um dado momento em que o PT proibiu terminantemente a aliança com diversos partidos, entre eles o PSDB. Foi no ano de 2004, quando Lula estava em seu segundo ano do primeiro mandato.

Quem não se surpreendeu com a declaração, acredita que Marília está apenas dando demonstração de que pode sim apoiar um projeto político que tenha a Prefeita Raquel Lyra como comandante, ou mais ainda, Marília pode subir tranquilamente no palanque de oposição de quem quer seja o candidato: Anderson Ferreira, Raquel Lyra ou Miguel Coelho. A deputada jamais vai subir em um palanque que tenha como candidato Geraldo Júlio. Esta opção pode ser tranquilamente descartada.

Esta não foi a primeira vez que Marília acenou para a oposição no estado. No final do ano de 2020, presenteou o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira com o jogo "A estratégia". Ainda no final de 2020, o ex-ministro da educação Mendonça Filho chegou a dizer que conversaria tranquilamente com Marília Arraes desde que a mesma apresentasse sua carta de desfiliação ao PT. 

Marília sabe que será muito difícil uma candidatura sua no PT até mesmo em uma fase de campanha. Mas que ela é sem dúvida um grande trunfo, desejado por qualquer partido político. 

Desautorizados - O Senador Humberto Costa desautorizou o uso de seu nome por qualquer meio de comunicação com insinuações de que o mesmo pretenda disputar o Palácio das Princesas em 2022. Chegamos a dizer isso no início da semana: Se o PT tiver uma candidatura ao governo, o nome seria Marília, pois ela mesma já se colocou à disposição para liderar a oposição.

Progressistas - Humberto não é besta. Ele sabe que o momento do campo progressista é de trabalhar para evitar uma segunda vitória de Bolsonaro e que quanto mais se dividirem nos estados, mais difícil ficará. O senador tem trabalhado incansavelmente em defesa da união desse campo para enfrentar o bolsonarismo em 2022.

O Mistério - O caso é simples: 2022 é um grande mistério. O caos na saúde pública a exemplo de Manaus vem demonstrando uma fragilidade enorme que com certeza irá respingar em alguns representantes políticos e Bolsonaro é o primeiro da lista. Mas, após passar toda essa tormenta, ninguém sabe como estará a popularidade do presidente e a sua força para a reeleição. Se formos medir pelas eleições municipais de 2020, ele precisa melhorar muito.

Pedindo calma - Em meio à expectativa para o início do programa de vacinação nacional contra a Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro pediu “calma” à população. Em transmissão de live, nesta quinta-feira (14/01), o chefe do Executivo negou que o Brasil esteja atrasado e voltou a dizer que os fornecedores do insumos interessados na venda é que devem procurar o país. Ele disse, ainda, que alguns laboratórios não procuraram o governo por conta das exigências às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Gesto de grandeza - Duzentos concentradores de oxigênio serão enviados de Pernambuco, neste sábado (16), para hospitais da rede pública do Amazonas. As máquinas funcionam abastecendo o O2 a partir do ambiente, concentrando o oxigênio que fica com pureza de até 95%. A ação é uma parceria entre o Governo Estadual e a Prefeitura do Recife. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com

Fonte: Blog do Silvinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário