sábado, 16 de janeiro de 2021

Brasil precisa de união para vencer a COVID-19

 

Desde março de 2020 que estamos vivenciando os impactos da pandemia da COVID-19, que passam pelo social, econômico, sanitário e mental, o saldo é de quase 210 mil mortes bem como milhões de casos espalhados por todo o país.

Em quase um ano de pandemia, tivemos avanços, como a chegada das vacinas que estão atendendo diversas populações espalhadas pelo mundo, e há uma expectativa para que iniciemos a vacinação ainda este mês no Brasil. Em toda crise, antes de começar a melhorar ela dá uma piorada brusca e talvez o fato ocorrido em Manaus seja um indicativo disso.

A solução é a união entre as autoridades competentes, a começar pelo presidente Jair Bolsonaro, passando pelo Congresso Nacional, governadores, prefeitos, judiciário e sociedade em geral. Seguir com o cabo de guerra que estamos presenciando nos últimos meses não levará o Brasil a vencer a pandemia nem tão cedo e agravará os impactos negativos que já tivemos em nosso país. O momento pede união, pede também mais serenidade de todas as autoridades, que deveriam pensar menos em política e em eleição para focar nas vidas a serem salvas.

Debate necessário – Defensor do ciclismo como a melhor e mais saudável alternativa para o trânsito caótico, o vereador Fred Ferreira (PSC) disse não estar surpreso que o levantamento da empresa de navegação TomTom coloque o trânsito do Recife como o pior do Brasil e o 24º pior do mundo, como mostrou reportagem do Portal UOL. “Sempre levanto o debate sobre a questão da mobilidade. Mas não vejo interesse em mudar o que está aí. O resultado disso é o sofrimento dos recifenses, infelizmente”, afirmou Fred.

STF – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, telefonou nesta sexta-feira (15) para o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), para prestar solidariedade em razão da situação dramática enfrentada no Estado pela pandemia. Fux informou ao governador que o STF está “atento aos acontecimentos e se colocou à disposição para auxílio no âmbito das competências do Judiciário”. Na avaliação do presidente do STF, o Brasil precisa “ouvir o grito de socorro do Amazonas”.

Seringas – Após receber informações do ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, sobre o estoque de seringas e agulhas disponíveis para a realização da vacinação contra a Covid-19, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou a todos os Estados e ao Distrito Federal que informem, em até cinco dias, a quantidade de agulhas e seringas em seus estoques.

Eleições – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu as datas para a realização das eleições suplementares em 2021. Esses pleitos acontecerão para suprir os cargos de prefeitos e vice-prefeitos que ficarem vagos em decorrência do indeferimento definitivo, pela Justiça Eleitoral, do registro dos candidatos mais votados nas eleições de 2020. O TSE estabeleceu 10 datas, ao longo dos meses de março a dezembro de 2021, nas quais os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) poderão marcar eleições suplementares. Em Pernambuco, em seis cidades há possibilidade de haver nova eleição suplementar.

Fonte : Blog do Edmar Lyra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário