Vislumbra-se um ano muito difícil em 2021. Mas, muito difícil mesmo. E para enfrentar a dificuldade financeira que vem por aí no próximo ano, basta apenas que se encerre o período eleitoral para que a caneta comece a rodar e muitos projetos totalmente antipopulares sejam empurrados de goela abaixo do cidadão.
Segundo informações da Agência Estado, apenas cinco estados brasileiros devem encerrar o ano de 2021 com Produto Interno Bruto (PIB) acima do nível pré-pandemia (2019). São eles: Mato Grosso do Sul, Pará, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Goiás - puxados, sobretudo, por commodities agrícolas e minerais. O restante precisará de um impulso maior para recuperar os estragos provocados pela covid-19 na sua economia, segundo levantamento feito pela Tendências Consultoria Integrada.
A pandemia pegou os Estados brasileiros num movimento de lenta recuperação, especialmente por causa da grave crise fiscal enfrentada pela maioria, com despesas de pessoal elevadas e arrecadação fiscal ainda baixa. No começo deste ano, a expectativa era de que, apesar do crescimento previsto para 2020, apenas metade deles retomaria o nível pré-crise de 2013 e 2014.
A situação, que já era ruim, ficou pior com a pandemia. A recuperação deve continuar em ritmo lento, já que 2020 está praticamente perdido. "A atividade econômica do ano que vem dependerá de uma série de condicionantes, como a própria evolução da pandemia e o reflexo de questões políticas na agenda econômica, com destaque para a questão fiscal", diz o economista da Tendências Lucas Assis.
Ninguém então espere um mar de rosas a partir de 2021, que não é bem assim. O período exige muita responsabilidade e de gente firme e que saiba resolver às coisas.
Se sobressaindo - Nesse cenário, os poucos que vão se sobressair têm motivos de sobra para comemorar. Mato Grosso do Sul deve ser o Estado mais resiliente no biênio 2020-2021 e deverá exceder em 2,7% o PIB de 2019. O desempenho será reflexo do avanço da produção agropecuária e da produção industrial. "Com localização privilegiada, próxima de São Paulo, a indústria de celulose do Estado deve ser favorecida pela expectativa de ampliação da demanda asiática por papel tissue, pela tendência estrutural de substituição do plástico por produtos de papel e pelo câmbio brasileiro desvalorizado", explica Assis.
Aglomerações - No domingo de feriadão, o cenário de negligência com as regras de distanciamento e com o uso da máscara se manteve nas praias de Boa Viagem e Pina, na Zona Sul do Recife, e em Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. No calçadão, na ciclovia e na faixa de areia das praia muitas pessoas foram identificadas realizando atividades físicas ou circulando sem obedecer as medidas de distanciamento e sem fazer uso de proteção individual.
Radares - A partir do domingo (1), radares fixos ou portáteis deverão ser precedidos de sinalização e não podem ficar escondidos nas vias. A Resolução nº 798, publicada em setembro pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), entrou em vigor. Com a resolução, o Contran, órgão vinculado ao Ministério da Infraestrutura, pretende privilegiar o caráter educativo, em vez do meramente punitivo, em suas fiscalizações ostensivas no trânsito.
Mais 100 km de ciclovia - Depois de circular pela cidade utilizando as ciclofaixas implementadas nos últimos anos na gestão do PSB, João Campos anunciou que, durante um provável governo seu no Executivo municipal, vai ampliar em pelo menos mais 100 km a malha cicloviária da cidade nos próximos quatro anos.
Se adaptando - Após a decisão do TRE-PE a candidata a prefeita do Recife adaptou a agenda de rua e não está promovendo atos ao lado da militância, mas isso não significa que ela tenha deixado de ir às comunidades, para conversar com os recifenses. Tudo o que é permitido pela lei está sendo feito, com uma agenda adequada ao novo momento.Neste final de semana, Marília esteve em bairros como Ibura, Areias, Alto José do Pinho, Boa Vista, Totó e Jordão.
Péssimo exemplo - Na contramão, o prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira está pintando e bordando na cidade. Ontem, seus apoiadores realizaram uma cavalgada ao som dos seus jingles de campanha. São Lourenço da Mata tem sido a cidade onde o prefeito está dando exemplo de como se desobedece ordens judiciais.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whastapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Fonte: Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário