segunda-feira, 22 de junho de 2020

Candidatos que podem renovar a Câmara de Vereadores do Recife na próxima legislatura

Candidatos que podem renovar a Câmara de Vereadores do Recife na próxima legislatura
Pré-candidatos à Câmara no Recife. Imagem: Arte/Portal de Prefeitura
Com a última taxa de renovação de 43,59%, nas eleições municipais de 2016, a Câmara de Vereadores do Recife tem um histórico alto de mudanças entre legislaturas. A pseuda mudança, geralmente, ocorre por pessoas de dentro da política.
Não é difícil encontrar filhos, sobrinhos e netos de políticos os substituindo nos cargos de poder, o que tira da população, essa sensação de renovação efetiva.
A renovação também ocorrer pelo fato da Câmara ser utilizada como um “berçário” de lideranças. Nesta questão, destaca-se a ida de vereadores durante o mandato para cargos no legislativo Estadual e Federal. Grandes nomes da política pernambucana já passaram pela casa de José Mariano.
Dos 39 parlamentares eleitos em 2012, 22 continuaram por mais um mandato no Legislativo da capital, após serem reeleitos em 2016. Outros 17 foram novatos ou voltam ao parlamento como titulares na nova legislatura.
Em 2012, o índice de renovação foi de 36%. Naquela eleição, 14 novos parlamentares assumiram espaço na Câmara do Recife.
Em um ano atípico, tendo em vista a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a época de pré-campanha pode ser decisiva. Sem poder ter contato físico com os eleitores, as redes sociais podem jogar a favor, ou afundar uma candidatura antes mesmo de começar o período de pedir voto.
Nas últimas eleições municipais, a disputa contou com 8 coligações e mais 10 partidos lutando por vagas. O quociente eleitoral foi de 22.063 votos.
Com a pandemia, espera-se que haja redução nesses números devido ao aumento das abstenções, decorrente do medo de contágio pela covid-19, já que a urna eletrônica é usada por centenas de pessoas.
A expectativa é que em haja mudanças e uma alta taxa de renovação, já que, neste ano não será permitida a formação de coligações, além disso, os partidos que não atingirem o quociente eleitoral poderão disputar as vagas das “sobras”.

Conheça alguns nomes que podem ingressar na Câmara em 2021

  • Albérisson Carlos (DEM)

Com uma expressiva votação para deputado federal, Albérisson é presidente da Associação de Cabos e Soldados do Estado de Pernambuco (ACS-PE). Sua base de votos está na classe militar, principalmente bombeiros e policiais. Atua em defesa das causas dessa categoria.

  • Andreza Romero (PP)

Esposa do deputado estadual Romero Albuquerque (PP), Andreza desponta como o novo rosto da defesa animal na cidade do Recife. Com outdoors espalhados pelas principais avenidas, mesmo sem experiência política, a ativista já aparece como uma das favoritas para conquistar uma vaga na Casa José Mariano.
  • Eduardo Amâncio (PSB)

Intitulado como o único comunicador eclesiástico de Pernambuco, se destaca por atuar nas questões da igreja católica e defende a causa dos direitos humanos. Eduardo Amâncio tentou na última eleição municipal uma vaga na Câmara do Recife e obteve um bom número de votos se levar em consideração que foi a primeira vez que se candidatou em um cargo eletivo. O bairro do Jordão e comunidades adjacentes é seu ponto forte de atuação na cidade do Recife.

  • Weberson Florêncio (Podemos)

Irmão do deputado estadual Wanderson Florêncio (Podemos), Weberson, nas redes sociais, tenta pegar a onda com irmão para conquistar uma das 39 vagas na Câmara do Recife. Recentemente, Weberson participou de diversas visitas a bairros da Zona Sul com a pré-candidata à prefeitura de seu Partido, Patrícia Domingos. Essa trinca pode conquistar muitos votos nas eleições dest ano.

  • Karla Falcão (Cidadania)

Integrante de movimentos liberais como o ‘Livres’ e ‘Renova BR’, Karla é apadrinhada do deputado federal Daniel Coelho (cidadania). A professora tem realizado ações sociais nesta pandemia, como a distribuição de cestas básicas e água com carro-pipa nas comunidades do Recife. Ela já disputou eleição, mas nunca assumiu uma cadeira no Poder Legislativo.

  • Áureo Cisneiros (PSOL)

Presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), Aureo Cisneiros luta contra o governo Bolsonaro, assim como fiscaliza e questiona o governo Paulo Câmara (PSB) nas questões ligadas a categoria e também lidera o grupo de ‘Policiais Antifascista’.

  • Hugo Esteves (PSC)

Com uma alta popularidade na cidade do Recife, o ex-apresentador do programa ‘Balanço Geral Pernambuco’, da TV Clube Record, Hugo tem uma vasta carreira dentro do jornalismo local e entregou a função que ocupava para disputar uma vaga na Câmara Municipal.  Mesmo com a aproximação das eleições, o apresentador não tem falado com frequência de política em seu perfil.

  • Marco Aurélio Filho (PRTB)

Filho do líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Marco Aurélio segue atuando junto a comunidades do Recife. Bairro dos Coelhos e Alto do Pascoal são algumas das comunidades que servem de base para o pré-candidato.

  • Pastor Júnior Tércio (Podemos)

Casado com uma das deputadas mais polêmicas do estado na cobrança e fiscalização, Júnior encampa a defesa de pautas conservadoras, nacionalistas e é um dos defensores do governo Jair Bolsonaro (sem partido) em Pernambuco. Sua esposa, deputada estadual Clarissa Tércio (PSC), em sua primeira eleição já foi a terceira mulher mais votada em 2018.

  • Henrique Costa (PT)

Filho do Senador Humberto Costa (PT), Henrique pode conseguir agregar um eleitorado forte na capital pernambucana. Mesmo com os desgastes e escândalos de corrupção, o Partido dos Trabalhadores ainda segue forte no Nordeste. Com a defesa de pautas sociais, o jornalista se descreve como uma pessoa que luta por um “Recife, Pernambuco e Brasil mais justos e menos desiguais”.


Fonte: Portal de Prefeituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário