“Fizemos um porta a porta alertando a população sobre os primeiros sintomas da doença, que é a presença de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo”, explicou a coordenadora do Programa de Tuberculose e Hanseníase, Valéria Souza. Os agentes de saúde distribuíram panfletos falando sobre a hanseníase e orientaram os são lourencenses a procurar o posto de saúde mais próximo caso observassem tais manchas no corpo.
A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, que tem grande poder incapacitante e atinge, principalmente, as pessoas da faixa etária economicamente ativa, gerando transtornos profissionais e sociais. A transmissão se dá entre pessoas. Um indivíduo doente que apresenta a forma infectante da doença, estando sem tratamento, elimina o bacilo pelas vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim transmiti-lo para outras pessoas suscetíveis.
De acordo com o Ministério da Saúde houve uma queda de 27,5% no surgimento de novos casos entre os anos de 2003 e 2009. É importante ressaltar, que assim que a pessoa doente começa o tratamento deixa de transmitir a doença.
Fonte: Prefeitura de SLM
Nenhum comentário:
Postar um comentário