quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Sinais de fogo

 

Há quem diga que, no Brasil, o ano começa de verdade após a quarta-feira de cinzas e a folia de carnaval. E deve ser a partir de agora que as movimentações eleitorais começarão se intensificar, trazendo com isso o acirramento do debate, principalmente entre situação e oposição.

Um sinal dessa possibilidade foi visto logo no início da manhã desta segunda-feira (19), quando a Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, decidiu aprovar as contas de 2011 do ex-prefeito Elias Gomes (PT). Por um placar de 14 a 10, os vereadores decidiram seguir o entendimento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que deu parecer favorável a Elias.

No entanto, a leitura no meio político municipal e estadual foi clara: Elias impôs ao prefeito Mano Medeiros (PL) uma grande derrota. É de senso comum o entendimento de que, tendo maioria quase absoluta no Legislativo Municipal, Mano tenha orientado a bancada a votar pela reprovação das contas do principal adversário nas eleições deste ano, o que poderia resultar na inelegibilidade de Elias. Não foi o que aconteceu.

O desfecho da votação acabou por expor um racha na base de Mano e a fragilidade da articulação política do sucessor de Anderson Ferreira (PL). Outro importante ponto a ser observado é a presença de dois nomes entre os que se posicionaram a favor de Elias: Adeildo da Igreja e Neco Filho.

Adeildo é considerado o principal articulador da gestão Mano Medeiros no Legislativo e ocupa o cargo de presidente da Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes. Neco Filho, por sua vez, é filho do ex-vereador Neco, que, em 2016, disputou a prefeitura contra Anderson Ferreira e, por muitos anos, atuou como um dos principais nomes de oposição ao hoje presidente do PL em Pernambuco. Recentemente, Neco assumiu o posto de secretário de Articulação Política do governo Mano Medeiros, mas ao que tudo indica, iniciou as atividades com o pé esquerdo.

Em suma, a votação de ontem acende mais um sinal de alerta na gestão Mano Medeiros. A oito meses do primeiro turno, tudo o que o atual prefeito não precisa na busca pela reeleição seria uma debandada de sua base aliada para o palanque dos adversários.

Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi intimado pela Polícia Federal para prestar esclarecimentos sobre eventual participação numa suposta tentativa de Golpe de Estado. Bolsonaro é um dos alvos de uma operação deflagrada no início do mês com base na delação premiada do tenente Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência da República no período entre 2018 e 2022.

Turismo
O aeroporto do Recife registrou movimentação histórica no último mês de janeiro. De acordo com dados da Aena, empresa responsável pela administração do equipamento, a alta foi de 4,8%, o que representa um total de 934,6 mil passageiros no período.

Barra de Guabiraba
Prefeito de Barra de Guabiraba, Diogo Carlos decidiu se filiar ao PSDB na busca pela reeleição. Eleito pelo MDB, o gestor aceitou o convite feito por Fred Loyo, presidente do PSDB em Pernambuco, e ressaltou o apoio que tem recebido por parte do governo Raquel Lyra (PSDB).

Homenagem
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) prestou uma homenagem ao percussionista Naná Vasconcelos. De autoria do deputado estadual Kaio Maniçoba, o requerimento foi aprovado por unanimidade.

Fonte: Falar-PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário