sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Modo ataque ativado

 

Modo ataque ativado

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

Acuado em meio às investigações deflagradas, semana passada, pela Polícia Federal, que o colocam no centro da elaboração da fundamentação jurídica para validar a tentativa de golpe, em 8 de janeiro do ano passado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) optou por ir ao ataque. Convocou, para o próximo dia 25, às 15h, a sua legião de apoiadores fiéis, sob o argumento de que irá se defender das acusações contra sua pessoa.

Como nada que faz é aleatório, o que o ex-mandatário quer, na verdade, é além de testar a sua popularidade, que anda desgastada desde as provas irrefutáveis de sua participação na tentativa de Golpe de Estado, despertar uma revolta generalizada dos seus apoiadores, que tendem a não poupar esforços em defesa de seu “mito”.

Para quem duvida da estratégia de Bolsonaro, ela já começou a dar resultados desde os primeiros minutos após a convocação, por vídeo, em sua rede, na última segunda-feira. No Telegram, maior reduto do bolsonarismo, por exemplo, já começa a chover indícios do que pode vir pela frente.

“O presidente Bolsonaro está dando um recado: estamos a 11 dias do maior evento de democracia e resgate aos movimentos patrióticos como os 70 dias nos quartéis. Eu estava lá e vocês?”, dizia uma mensagem enviada, na terça, que circulou em 16 dos grupos monitorados pelo Laboratório de Humanidades Digitais (LAB-HD) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com apoio do InternetLab. Em outra, os seguintes dizeres: “Acho que mexeram com o formigueiro. O povo vai se levantar e não vai aceitar botar o capitão na cadeia por vaidade”.

Longe, claro, de o dia 25 de fevereiro culminar em algo similar ao que aconteceu em 8 de janeiro, o ato não pode ser ignorado pelas forças de segurança pública nacional. É preciso ficar vigilante para que esse não seja o início de um novo movimento de caráter antidemocrático.

Protesto pacífico – No vídeo de convocação, Jair Bolsonaro afirma que o ato do dia 25 será pacífico e em defesa do estado democrático de direito. Pediu, também, aos seus apoiadores, para irem trajados de verde e amarelo e sem qualquer tipo de cartazes.

Apoio a Bolsonaro – Afastado da ala bolsonarista radical desde que assumiu o Governo de São Paulo, o governador do Estado paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou que irá ao ato em defesa do aliado, lugar que ele alega nunca ter saído.

Fuga em Mossoró – Após a fuga inédita de dois detentos da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, o Governo Lula anunciou, ontem, que vai construir muralhas em todos os presídios federais. Além disso, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse que trabalhará na modernização do sistema de videomonitoramento dos presídios e do controle de acesso com reconhecimento facial.

Violência em PE– De acordo com dados da SDS, durante o Carnaval 2024, Pernambuco contabilizou 68 assassinatos, 52 tentativas de homicídio, 12 estupros e 677 denúncias de violência contra a mulher. Além disso, as câmeras de reconhecimento facial, usadas pela primeira vez neste ano, resultaram na prisão de duas pessoas durante a festa.

PT fora da vice no Recife – Segundo informação exclusiva do titular deste Blog, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), aproveitou a passagem da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, durante o Carnaval em Pernambuco, para comunicar que não vai abrir a vaga de vice para o PT em sua chapa nas eleições municipais deste ano.

CURTAS

INTERINA – A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, assumiu, interinamente, desde a Quarta-Feira de Cinzas, até a próxima segunda, o comando do Executivo municipal. É a segunda vez em 2024 que Isabella fica como prefeita em exercício da capital pernambucana.

SOLENIDADE – Os 44 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) teve a sua história comemorada em uma reunião solene promovida, ontem, na Câmara Municipal do Recife. Realizado por iniciativa do vereador Osmar Ricardo, o evento contou com a participação de autoridades e militantes da legenda, como Cirilo Mota, Carlos Veras e Teresa Leitão.

PRORROGADO – O prazo para inscrição no concurso para o cargo de analista bancário de nível médio no Banco do Nordeste (BNB) foi prorrogado até às 16 horas do dia 11 de março de 2024, dois dias a mais que o período inicial. O certame está oferecendo 410 vagas imediatas, além de 300 vagas para cadastro de reserva.

Perguntar não ofende: O Sinpol-PE vai questionar os números da violência divulgados pela SDS?

Fonte : Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário