terça-feira, 9 de janeiro de 2024

O dedo de Lula no Recife

 

Tão logo o PT decida oficialmente que estará no palanque de reeleição do prefeito João Campos, o presidente Lula deverá entrar em campo para exigir algum espaço na chapa ou mesmo tirar da cabeça de partidários essa ideia de ocupar a vice do prefeito. Ninguém tem dúvidas de que a preferência de Lula no Recife é pela união em torno do prefeito João Campos até mesmo em um gesto de retribuição pelo apoio recebido no ano de 2022 quando o prefeito fez parte da coordenação de sua campanha e foi muitas vezes um dos elos de comunicação de Lula dentro do PSB.

No entanto, isso não significa que Lula possa cruzar os braços e virar apenas um observador pois o presidente vai tentar ao máximo devolver ao PT espaços no poder que foram perdidos ao longo dos anos. A Prefeitura do Recife mesmo era comandada pelo partido até o ano de 2012 quando Geraldo Júlio foi eleito.

Hoje, o PT tem três nomes colocados para a possibilidade de ocupar a vaga de vice de João: o deputado federal Carlos Veras, a vereadora Liana Cirne e o médico Mozart Sales. Este último é muito próximos dos petistas que são ligados a João Campos. Ontem, chamou a atenção para o fato de que Lula convidou a ex-prefeita Marta Suplicy para voltar a legenda e ser a vice na chapa de Boulos. 

Será que Lula poderia convidar alguém a voltar ou se filiar ao PT para ser vice de João Campos? poderia ser inclusive uma pessoa que até o momento é muito próxima do prefeito e que poderia dar condições suficientes de o mesmo conseguir renunciar a Prefeitura em 2026 para se candidatar ao Governo de Pernambuco. Ou poderia ser alguém que já foi dos quadros petistas, como é o caso da ex-deputada federal Marília Arraes que está atualmente sem mandato.

É verdade que Marília e o PT de Pernambuco não dialogam a mesma língua já faz algum tempo, mas Marta também não. Se for em termos de fidelidade nos momentos mais complicados, Marília já parte em uma vantagem absoluta. Se Lula quiser, Marília não só volta ao PT como ele consegue colocá-la como vice de João Campos. Mas,... será que ele quer isso?

Dificuldade

Essa questão de um provável retorno de Marília ao PT não é nenhuma novidade. Este assunto já esteve por muitas vezes em rodas de conversas. Caso Marília estivesse no partido ela seria um dos nomes sempre lembrados para disputas eleitorais. A ausência de Marília a prejudica mas também deixa o PT meio que sem quadros para pleitear com outras legendas.

Como João pensa

Tão logo o PT oficialize o apoio a reeleição do prefeito João Campos, o socialista deve planejar um evento que conte com a presença de Lula para celebrar a união junto com o PSB em Pernambuco. O prefeito sabe que a disputa do Recife será um espelho para o que pode ocorrer em 2026 e muita gente de outras cidades acompanha como ninguém este pleito.

De fora

Por falar no Recife, o ex-prefeito e deputado estadual João Paulo fez questão de dizer que neste ano de 2024 não disputará nenhum cargo eletivo: nem de prefeito e nem de vice-prefeito. O mesmo elencou que cabendo a indicação de um nome para compor com João a escolha se dará entre Liana Cirne, Carlos Veras e Mozart Sales.

PDT

Durante passagem ontem por Brasília a governadora Raquel Lyra se reuniu novamente com o ministro da Previdência Carlos Lupi que preside nacionalmente o PDT. O encontro levanta novamente especulações de uma ida da legenda para a base de apoio da governadora e consequentemente representaria uma debandada do palanque do prefeito João Campos. 

Democracia

A governadora Raquel Lyra participou, ontem do ato Democracia Inabalada, ocorrido em Brasília. O evento marcou um ano das invasões às sedes dos Três Poderes da República e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, além de senadores, deputados, ministros e governadores.

Candidatura

A vice-prefeita de Ipojuca, Patrícia de Leno, anunciou ontem que vai disputar a Prefeitura da cidade contra a até então sua aliada, a prefeita Célia Sales. Patrícia iniciou conversas com figuras do PSB e do PT. Patrícia era um dos nomes cotados no grupo político da prefeita para concorrer ao executivo, mas a gestora acabou escolhendo o nome da vereadora Adilma Lacerda.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário