terça-feira, 8 de novembro de 2022

Raquel Lyra: a dona do pastoril

 

Foto: Divulgação 


A governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), tem enfrentado grande dificuldade de estrutura sempre que concorre a algum cargo no Poder Executivo. Algumas coisas que aconteceram em Caruaru, no Agreste, durante a sua candidatura para prefeita se repetiram na disputa desse ano para o Governo do Estado.


Na eleição municipal da cidade de Caruaru, em 2016, o prefeito incumbente, Zé Queiroz (PDT), não concorreu à reeleição. Mesmo assim, a eleição contou com primeiro e segundo turno. Raquel enfrentou a máquina da Prefeitura, o primeiro colocado, Tony Gel e mais dois nomes de peso como candidatos. Delegado Lessa ficou em terceiro lugar e Jorge Gomes (PSB) que ficou em quarto, no segundo turno, se uniram contra ela.


No primeiro turno, a disputa eleitoral para prefeito contou com a participação de sete candidatos. Destes sete, Tony Gel (MDB), que obteve 37,10% do voto popular, e Raquel Lyra, que obteve 26,08% foram para o segundo turno. A eleição terminou com vitória da candidata do PSDB - ela obteve 53,15% (93.803 votos), contra 46,85% (82.679 votos) do emedebista.


Na candidatura para governadora, novamente ela contou com a menor estrutura partidária entre os quatro principais concorrentes: Marília Arraes (SD), Danilo Cabral (PSB), Anderson Ferreira (PL) e Miguel Coelho (UB). Mesmo assim, conseguiu ser eleita, novamente em dois turnos e tendo que virar o resultado na etapa final.


Praticamente sozinha no início da campanha eleitoral para governadora, sem grandes partidos e sem grandes estruturas administrativas, Raquel poderá montar um governo sem amarras e sem dever grandes favores para ninguém. Porém, uma coisa ela sempre teve: o povo ao seu lado confiando na sua capacidade de gestão. Com isso, ela ganha um tamanho muito maior depois dessa eleição.


Raquel não é a Diana do pastoril, mas a dona dele, porque consegue atrair todos para ela independente de ser aliado de primeira hora ou oposicionista. O presidente eleito, Lula (PT), por exemplo, mesmo com cerca de 65% dos votos no seu estado natal, não conseguiu transferir esses votos nem para Danilo Cabral no primeiro turno, nem para Marília Arraes no segundo.


Curtinhas 


Política: A transição de governo começou, oficialmente, nessa segunda-feira (7/11), com o dia dedicado a reuniões técnicas e jurídicas, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. Nesta terça (8/11), é a vez de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua comitiva desembarcarem na capital federal para darem início ao trabalho duro da transição da gestão Bolsonaro para a petista.


Eleições: O Ministério da Defesa anunciou nesta 2ª feira (7.nov.2022) que enviará na 4ª feira (9.nov) ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o relatório de fiscalização produzido pelos técnicos militares sobre o processo eleitoral nos 1º e 2º turnos.


Cobertura: O Blog do Alberes Xavier, juntamente com a Rede Pernambuco de Rádios, já está em Brasília, no Distrito Federal. Os veículos realizam um serviço de fundamental importância para o povo pernambucano. Com modelo jornalistico amplo e de credibilidade que conta com uma equipe de profissionais capacitados.

Fonte: Blog do Alberes Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário