terça-feira, 8 de novembro de 2022

Em dia movimentado, gestores buscam auxílio em atendimento da CNM; FPM, Turismo e Saúde são destaques

 

AtendimentoCaravanas de gestores municipais de vários Estados estiveram na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta segunda-feira, 7 de novembro, em Brasília. Na oportunidade, os visitantes mostraram preocupação com a possibilidade de perdas de recursos em razão de mudanças nos coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) após o resultado do censo demográfico e receberam atendimento em setores essenciais da gestão local como forma de melhorar o atendimento à população, sendo destaques as áreas de Saúde, Meio Ambiente e Turismo.

“Nosso Município tem grande potencial turístico, por isso vim em especial atrás de informações sobre este assunto. Nosso potencial é muito grande com o Rio Paranapanema e o Rio Pirapó. Agora com o Estado estamos fazendo uma praia pública, com acesso à marina. Acreditamos que isso vai ser o grande divisor de águas, gerador de renda e emprego para a nossa população, por isso viemos aqui na CNM buscar esse conhecimento com vocês”, ressaltou o prefeito de Itaguajé (PR), Crisogono Noleto e Silva Júnior.

Também com potencial para o Turismo, a prefeita de Santo Inácio (PR), Geny Violatto, buscou orientações para viabilizar a realização de eventos de celebrações religiosas no Município. A gestora ainda conversou com técnicos da Cultura, Meio Ambiente e Saúde. “Viemos buscar informações sobre saldos acumulados na área da Saúde que estão parados. No nosso caso, chegam a R$ 80 mil e a gente estava sem saber disso. Agora, com a orientação da CNM, vamos buscar como aplicar os recursos. Toda vez que venho aqui sou muito bem atendida”, destacou a gestora que visita a sede da entidade pela terceira vez.

Além disso, os líderes municipalistas conheceram ferramentas importantes constantes no Conteúdo Exclusivo, material dedicado com informações aos Municípios filiados. “Sempre quando venho à Brasília, venho à sede da CNM para conversar com os assessores aqui, pessoas capacitadas, ligadas aos Ministérios e assim temos informações privilegiadas de projetos de lei, de recursos em andamento que podem sair e melhorar a vida do cidadão. Hoje estamos aqui em busca de informações e saio com muitas ideias importantes para levar para a nossa cidade”, reforçou o prefeito de Doutor Camargo (PR), Édilen Henrique Xavier.

Primeira visita 
Pela primeira vez na sede da CNM, o prefeito de Atalaia (PR), Carlos Eduardo Armelin Mariani, veio em busca de informações e sai com a certeza de que vai levar aos munícipes melhorias. “Saio muito contente, satisfeito. Fui surpreendido com o atendimento e o tanto de informação e novidades que a gente pode estar buscando recursos para o Município de Atalaia com o objetivo de melhorar a cada dia a nossa cidade e a vida de nossos munícipes. Fui muito bem recebido pelas pessoas, pela qualidade no atendimento, a atenção que os técnicos nos deram e volto confiante que vamos levar muitos recursos para Atalaia”, completou.

Também pela primeira vez na sede da entidade, o prefeito de Nossa Senhora das Graças (PR), Clodoaldo Aparecido Rigieri, teceu elogios ao atendimento prestado pelos técnicos das áreas e pela equipe do institucional. “A gente vem buscar informações sobre melhorias para o nosso Municípios. Estou gostando muito de estar aprendendo com vocês. A gente volta com a cabeça mais focada no que tem que fazer certo. Várias coisas que estamos aprendendo aqui hoje que eu não conhecia, que a gente vai poder ver o melhor para fazer aos nossos munícipes”, lembrou.

Demandas jurídicas

Ainda na manhã desta segunda-feira, também recebeu atendimento técnico o prefeito de Colorado do Oeste (RO), José Ribamar de Oliveira. “Nós somos filiados há muito anos, sempre que viemos à Brasília, a gente vem à nossa casa. A CNM é a nossa casa, de tirar dúvidas, trazer demandas e discutir alternativas para melhorar a vida dos Municípios. Hoje viemos tratar de demandas que estão no Supremo e nos inteirar do que está acontecendo e trabalhar para consolidar as políticas públicas no Município. Vivemos momentos de dificuldades, precisamos restabelecer toda a questão do desenvolvimento econômico do país que implica na vida dos Municípios e consequentemente isso vai fazer com que os Municípios retomem seu crescimento, melhoria e a oferta de uma política pública cada vez melhor para a população”, finalizou.

FPM e censo demográfico
Previsto para ser divulgado no final do ano, o resultado do censo demográfico feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem preocupado muitos gestores em razão de possíveis mudanças no coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), distribuídos conforme o tamanho da população. Alguns dos Municípios que podem ter impacto com a redução dos habitantes são Machados (PE) e Natuba (PB).

O prefeito deste último, José Lins, estava acompanhado de um representante da bancada do Estado na Câmara e pediu o apoio dos demais gestores que estão na mesma situação. “Teremos perdas na questão do FPM que podem chegar a R$ 3 milhões . Por isso, é importante que cada gestor que está nessa situação procure a CNM para buscar informações e assim poder, em tempo rápido, resolver a situação”, disse o chefe do Executivo da cidade. Esse tema tem sido uma das prioridades da CNM, que esteve reunida recentemente com vários prefeitos e definiu as ações que devem ser trabalhadas no Congresso Nacional para tentar minimizar os impactos negativos. Confira o que foi discutido no último encontro com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. 

Outras pautas
A CNM ainda recebeu as visitas dos prefeitos de Passagem (RN), que pediu orientações sobre a Saúde do seu Município. Já o e-Social, Imposto Territorial Rural (ITR) e o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária (Siafic) foram os assuntos tratados com os gestores de Morro do Pilar (MG), José de Matos Neto e de Cantar e de Canitar (SP), Joel Rodrigues.

XXIV Marcha
Na semana passada, a diretoria da CNM definiu a data da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O maior evento municipalista da América Latina acontece nos dias 27 a 30 de março, em Brasília. A data foi divulgada para que os gestores comecem a se programar para mais esta edição da Marcha. Confira a Galeria de fotos com todos os prefeitos que visitaram a sede nesta segunda-feira.


Leia também:
CNM agenda Marcha para 27 a 30 de março de 2023 e convoca prefeitos para mobilização 

 Por: Lívia Villela e Allan Oliveira

 Fonte:Da Agência CNM de Notícias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário