sexta-feira, 29 de julho de 2022

E haja emoção no União Brasil na reta final da pré-campanha

 


E haja emoção no União Brasil na reta final da pré-campanha

Às vésperas de sua convenção partidária, o União Brasil passa por um constrangimento graças ao seu presidente nacional e deputado federal Luciano Bivar que decidiu deixar de disputar à presidência da república para concorrer à reeleição de deputado federal. Bivar não está deixando apenas Miguel Coelho em uma situação delicada: ele está fazendo questão de atrapalhar todo mundo. Começou com Sérgio Moro lá no mês de março. Caso o União Brasil tivesse mantido o ex-juiz na disputa, o União Brasil estaria hoje com mais de 10% das intenções de votos. Com Bivar, o partido não sai de dentro da margem de erro.

O presidente nacional negocia com Lula um apoio que ele mesmo sabe que não vai existir: um apoio ao ex-presidente já no primeiro turno. O motivo está mais do que claro: a maioria do União Brasil é antipetista. Um exemplo claro é o pré-candidato a governador da Bahia, ACM Neto, que lidera nas intenções de votos e deve ganhar a eleição já no primeiro turno. Outro exemplo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado que já enfrentou Lula na eleição de 1989 e hoje não se alia ao PT. O exemplo de maior antítese do apoio ao PT é o próprio Sérgio Moro que hoje é filiado a legenda.

Pode ser até da vontade de Bivar se aliar com Lula, mas dificilmente o partido seguirá sua determinação e se não houver uma grande reviravolta dentro da legenda. Em Pernambuco, Bivar chegou a conversar sobre a indicação de Fernando Filho, deputado federal, para concorrer ao Senado na Frente Popular. O próprio parlamentar já disse que não existe nenhuma das duas hipóteses: nem apoiar a Frente Popular e tão pouco ele ser o senador do grupo. 

Até mesmo o PT tratou de desfazer a conversa e negou de pronto que haja conversas envolvendo Pernambuco. Quem não deu um pio sequer, estranhamente, foi o PSB do pré-candidato Danilo Cabral. O PSB também aguarda hoje o desenrolar de uma decisão do Rio de Janeiro que pode atrapalhar os planos por aqui: lá, o PSB quer indicar o governador e o senador sem abrir espaço para o PT.

A novela do União Brasil deve chegar ao fim ainda hoje com a chegada de Bivar. Uma coisa já é dada como certa: a pré-candidatura de Miguel Coelho vai se manter de pé porque nem em sonho Mendonça e Fernando Filho vão apoiar o PSB.

Não seria Bivar - O que Luciano Bivar teria requerido a Lula seria a vaga de senador em Pernambuco, mas não para ele. O que dirigente imaginava era que Fernando Filho aceitaria disputar a Casa Alta e em seu lugar, Bivar entraria para disputar novamente à Câmara.

Aquecimento - O que não esperava é que o senador Fernando Bezerra Coelho se colocasse à disposição de entrar novamente na disputa pela Câmara Federal pelo MDB, herdando as bases do filho que não disputaria à reeleição. Este cenário acabaria de vez com os sonhos de reeleição do deputado federal Raul Henry que já vê na pré-candidata Iza Arruda uma forte concorrente.

Difícil - O senador Humberto Costa disse em entrevista a uma rádio de Caruaru que vê uma certa dificuldade uma união entre o PT e o União Brasil. "Aqui em Pernambuco, se o caminho da solução for um entendimento que permita apoio a alguns candidatos do União Brasil para deputado, é possível. Mas acho muito difícil mexer no desenho atual, retirar uma candidatura como a de Miguel Coelho, que tem um percentual de votos importante e um enraizamento dentro do estado", diz Humberto Costa.

Com Marília - A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, recebeu o apoio político de mais uma prefeita do Estado: Maria Izalta, que está à frente da Prefeitura de Ibirajuba. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira e também contou com a presença de André de Paula, pré-candidato ao Senado."Apoiar Marília Arraes é resgatar a esperança de todos os pernambucanos. Marília será uma grande governadora", afirma a prefeita. A prefeita é filiada ao Republicanos do deputado federal Silvio Costa Filho.

Raquel e Guilherme - A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra, apresentou, ontem, o ex-deputado federal Guilherme Coelho como o seu candidato ao Senado. Ex-prefeito de Petrolina por dois mandatos, Guilherme Coelho traz a força do Sertão para a chapa, que já conta com a presença da deputada estadual Priscila Krause como vice-governadora.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário