quinta-feira, 28 de julho de 2022

A equação perfeita para o imbróglio do União Brasil em Pernambuco

 

Foto: Divulgação

A possível desistência de Luciano Bivar como pré-candidato a presidente da República pelo União Brasil saiu do campo das especulações para uma real possibilidade nos últimos dias. E sua decisão impactaria significativamente no cenário eleitoral de Pernambuco. Dentre todas as opções colocadas, como disputar o Senado na chapa da Frente Popular ou ser candidato a federal na chapa encabeçada por Miguel Coelho, a segunda equação seria a considerada ideal por aliados de Luciano Bivar.

Para que Bivar tente a reeleição para a Câmara dos Deputados, seria necessário o remanejamento da chapa proporcional que no fim das contas ajudaria ao próprio Miguel Coelho que precisa de uma retaguarda metropolitana para se consolidar na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas.

Ex-candidato a senador na disputa de 2018, perdendo a eleição para Jarbas Vasconcelos por uma margem pequena de votos, Mendonça Filho é tido como a opção ideal para ser o companheiro de chapa de Miguel, pois tem densidade eleitoral na metropolitana, tem experiência e agregaria valor à chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Petrolina.

Deixando a disputa pela Câmara dos Deputados, Mendonça também facilitaria a possibilidade de Luciano Bivar ser eleito deputado federal, uma vez que o partido seguramente elegeria dois deputados federais, o próprio Bivar e Fernando Filho. Único a ter bom recall na disputa por uma vaga na Câmara Alta, Mendonça teria a segurança do robusto tempo de televisão e do teto do financiamento público. Seus três prefeitos seriam entregues a Luciano Bivar para consolidar a eleição dos dois parlamentares.

Esta seria sua maior chance de eleger-se senador, uma vez que possui representatividade em setores da sociedade pela sua experiência como governador de Pernambuco e ministro da Educação. Começando na frente nas pesquisas, teria uma eleição de tiro curto capaz de levá-lo pela primeira vez a uma vitória majoritária nas disputas que esteve presente. Consolidando esta equação, ela seria a menos traumática para manter aceso o projeto de Miguel Coelho rumo ao Palácio do Campo das Princesas.

Portugal – Nesta quinta-feira será inaugurada a nova sede do Instituto Pernambuco-Porto, em Portugal. A associação sem fins lucrativos foi constituída em 1996 a partir de uma parceria entre Governo do Estado, Universidade do Porto, Câmara Municipal do Porto, Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Prefeitura do Recife e os empresários Zeferino Ferreira da Costa e Artur da Silva Valente.

Finalidade – O instituto tem o objetivo de oferecer um espaço de integração, cooperação e intercâmbio entre a comunidade pernambucana residente naquele país e os portugueses que buscam conexão com o Brasil.

Justiça – Foi do União Brasil a iniciativa da ação que proibiu a utilização da imagem de Lula e Geraldo Alckmin pela pré-candidata do Solidariedade, Marília Arraes, em suas redes sociais. A postagem foi suspensa pelas redes da parlamentar.

Presidência – Durante a viagem do presidente Eriberto Medeiros, o vice-presidente da Alepe, Aglailson Victor assumiu o comando da Casa, ficando até a volta do titular que deve acontecer na próxima semana.

Inocente quer saber – O União Brasil apoiará mesmo a pré-candidatura de Lula a presidente?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário