terça-feira, 31 de maio de 2022

Bolsonaro cobra presença de Paulo em visita. PSB diz que Bolsonaro usa tragédia como palanque eleitoral

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou na manhã de ontem para acompanhar e ver de perto os estragos das chuvas no Recife e em vários municípios que vão desde a Região Metropolitana ao interior. Na oportunidade, foi acordado a liberação de R$ 500 milhões para custear as despesas dos estragos causados pela chuva que já vitimou centenas de famílias, algumas fatalmente. Durante entrevista coletiva Jair Bolsonaro reclamou da ausência do governador Paulo Câmara (PSB).

"Em todos os momentos, os governadores nos procuraram, ou o prefeito, e nós atendemos. Acho que faltou iniciativa da parte dele (Paulo Câmara) também. Aqui ninguém está proibido de aparecer, neste local, neste momento. Foi amplamente divulgado pela mídia - vocês: parabéns - da nossa presença aqui. Se o governador estava fazendo outra coisa, eu não sei. Talvez ele ache melhor não estar presente aqui. Então a gente não vai politizar essa questão" disse Bolsonaro durante a entrevista coletiva com a presença de diversos aliados políticos.

Paulo Câmara disse em entrevista no domingo (29) que não recebeu nenhum comunicado ou ofício a respeito da visita de Bolsonaro. “Nós tivemos a notícia da vinda do presidente amanhã [hoje]. Notícia. Não recebemos nada oficial e, efetivamente, diante da não confirmação oficial, a gente não tem como estar presente. Mas nos colocamos à disposição" disse Paulo. O governador garantiu que desde sábado faz contato com ministros do governo Bolsonaro. "Tive contato com o ministro do Desenvolvimento Regional e estou em contato permanente com o general Richard [Nunes], do Comandante Militar do Nordeste”, afirmou.

Paulo também afirmou que orientou os municípios a buscarem ajuda com o Governo Federal. "Nós, inclusive, já orientamos os municípios também que solicitem apoio federal na questão de recursos, já que houve também a notícia de disponibilização de verbas do Governo Federal para a assistência aos municípios. Essa atuação precisa ser conjunta. Nós vamos continuar trabalhando, efeitvos, fazendo o trabalho de parceria na recuperação das estruturas. Isso vai precisar de apoio federal e esperamos que esse apoio seja dado aos municípios” disse o governador.

Sobre a ausência no evento com o presidente Jair Bolsonaro que deixou claro durante a entrevista que esperava a presença do governador com ou sem convite, Paulo disse que não iria responder Bolsonaro. "Não vou comentar ato político. Nosso foco está no atendimento à população e no apoio aos municípios. Estamos no meio de uma emergência, com 26 pessoas ainda desaparecidas. Toda ajuda para o povo de Pernambuco será sempre bem-vinda", afirmou Câmara.

Repercussão - A cobrança de Jair Bolsonaro a Paulo Câmara foi repercutida em toda a imprensa nacional. Muitos criticaram Paulo Câmara dizendo que o governador pernambucano coloca preferências partidárias acima dos problemas do estado. No entanto, grande parte da mídia criticou também a falta de comunicação oficial do presidente ao Governo do Estado sobre sua visita. A ida do presidente a Pernambuco tornou-se pública com a repercussão de um twitter de Bolsonaro no domingo.

Polêmica - O pré-candidato do PSB ao Governo, Danilo Cabral criticou o que chamou de 'ato político' do presidente no estado. “A ajuda do governo federal é sempre bem-vinda, é uma obrigação de qualquer chefe de estado, mas tentar tirar proveito político-eleitoral em cima de uma catástrofe deixa bem claro quais são suas reais intenções”, disse Danilo.

Em defesa de Bolsonaro - O pré-candidato a governador pelo PL, Anderson Ferreira saiu em defesa do presidente Bolsonaro na questão da ajuda do Governo Federal a tragédia ocorrida no final de semana. “No dia em que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) veio a Pernambuco para anunciar ajuda aos afetados pela tragédia, o pré-candidato do PSB, Danilo Cabral, que habitualmente fica calado em relação às críticas ao governador e seu padrinho político, Paulo Câmara (PSB), resolveu politizar o tema” disse Anderson.

Sem problemas - De acordo com fontes palacianas, caso o presidente Bolsonaro tivesse de fato feito uma comunicação com o Governo de Pernambuco todo o aparato estadual estaria à disposição para fornecer às informações necessárias ao presidente e sua comitiva (que está inclusive em contato com os órgãos estaduais). "O Palácio estaria aberto para receber o presidente e passar toda a realidade" disse. Mesmo adversário político, Paulo Câmara recebeu por lá o então presidente Michel Temer quando ocorreram às enchentes na região da mata sul do estado em 2017. "Bolsonaro veio fazer campanha" reclamou uma fonte ao Blog.

Marília Arraes - A deputada federal e pré-candidata ao governo, Marília Arraes (SD) suspendeu sua agenda para esta semana por testado positivo para a covid-19 pela segunda vez. "Marília, que já foi imunizada com as três doses da vacina, testou positivo, pela segunda vez, para Covid-19. Ela segue em isolamento em sua residência seguindo orientações médicas" diz a nota enviada à imprensa.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário