O deputado federal André de Paula (PSD) foi ousado o bastante e reuniu ontem a imprensa para anunciar sua pré-candidatura ao Senado de forma momentaneamente avulsa. Ou seja, não está coligada com nenhum pré-candidato ao Governo, pelo menos até o momento. André já recebeu o apoio de nomes como o deputado federal Eduardo da Fonte que tem demonstrado recentemente um certo distanciamento do PT e de Lula desde quando anunciou uma frente pró-Bolsonaro em seu partido, o PP. Além de Dudu da Fonte, nomes como o ex-prefeito de Petrolina Júlio Lóssio (Agir 36) já comunicou que vai com André para o Senado.
Ora, Pernambuco tem uma tradição que foi quebrada apenas em 1994 quando os eleitores elegeram o então governador Miguel Arraes, mas arrastaram junto com ele o seu ex-vice-governador Carlos Wilson que foi eleito ainda com a força de Arraes, mas não em seu palanque. Depois, todos os governadores conseguiram eleger os seus senadores. Jarbas em 1998, 2002 e 2006 elegeu três senadores e em 2006 a si mesmo. Eduardo Campos elegeu em 2010 os dois senadores e Paulo Câmara em 2014 e 2018 os três.
Agora, com o nome de Teresa Leitão sendo oficialmente colocado na disputa pelo ex-presidente Lula (PT) que tem uma força eleitoral gigantesca no estado, André de Paula vai para a luta tentar se eleger independente. Além desses nomes ainda teremos Gilson Machado Neto com o apoio de Bolsonaro e de Anderson Ferreira, e os nomes que serão apresentados por Raquel Lyra e Miguel Coelho, além de outros nomes como Eugênia do PSOL. Para a disputa do Senado, não precisa ter um segundo turno. Basta um voto a frente dos demais para o cidadão ou cidadã serem eleitos. Este ano, apenas uma vaga está em jogo.
O caminho não é fácil para André de Paula. O parlamentar negou que foi convidado para ser o vice de Danilo Cabral. “Essa conversa [sobre a vaga de vice] nunca aconteceu e nem nunca vai acontecer. O governador Paulo Câmara nunca faria uma grosseria dessas. Nunca esteve no meu projeto, estou há 22 anos em Brasília, o ativo que tenho está lá”, afirmou. Diferente da candidatura de governo onde existe uma verdadeira luta pela imagem de Lula, para o Senado não! Lula estará tranquilamente pedindo votos para a atual deputada estadual, até porque uma derrota de Teresa irá para a conta dele que bancou o nome. Quando a campanha começar pra valer e Lula cair em campo no guia de TV, nas redes sociais, em eventos e dizendo que a Frente Popular é o seu palanque, Danilo Cabral é o seu governador e Teresa Leitão sua senadora, muita gente vai na onda lulista.
Em 2018 para quem não lembra era improvável uma união de Jarbas e Humberto e aconteceu. Também era improvável uma eleição dos dois e foram eleitos, inclusive Humberto foi mais votado que o próprio Jarbas, algo que ninguém imaginava. Houvesse ali uma vaga em jogo poderíamos dizer claramente que Humberto derrotou Jarbas.
Agora é aguardar e ver se os pernambucanos mudaram a mente e a forma de votar, ou se Lula continua forte como sempre por aqui.
Com Silvio deu errado - O deputado federal Silvio Costa foi um dos que tentaram quebrar a tradição de vencer uma eleição para o Senado sem contar com o apoio de um palanque forte. Na época, em 2018, ele seria o senador de Marília Arraes que terminou não disputando o Governo. Silvio teve pouco mais de 680 mil votos amargando a quinta colocação. O ex-deputado culpou o PT pelo abandono de sua candidatura mesmo tendo ele sido um defensor assíduo da ex-presidente Dilma.
Frente enorme - Em 2018, desacreditado por todos e vindo de uma verdadeira briga eleitoral contra Marília Arraes, o Senador Humberto Costa se reelegeu com uma ampla votação impondo uma frente de quase 300 mil votos sobre Jarbas Vasconcelos. Pesou a seu favor, o nome de Lula. Já Mendonça Filho que ficou em terceiro lugar não conseguiu a segunda vaga por pouco mais de 120 mil votos.
Não vai avulso - Logo após o anúncio de André de Paula, o que se diz é que o parlamentar será o Senador na chapa de algum nome da oposição. Ele mantém conversas com Marília Arraes, Miguel Coelho e Raquel Lyra. De todos, a que tem mais chances é Marília Arraes, tendo o parlamentar recebido o apoio de alguns nomes de sua campanha como Júlio Lóssio.
Sugestão - Marília sugeriu a Lula que implemente o programa "Chapéu de Palha Brasil", uma nova leitura do Chapéu de Palha criado por Miguel Arraes, na década de 1980, em Pernambuco. Nesta nova versão o programa atenderia além das mulheres e do homem do campo, trabalhadores urbanos, inclusive empreendedores de médio e pequeno porte.
A legítima - Nos bastidores da esquerda é questão de honra eleger Teresa Leitão para o Senado pelo significado do seu trabalho à frente da Assembleia Legislativa e com as bandeiras da educação. Uma fonte disse ao Blog que todos os nomes apresentados até o momento são de bolsonaristas, e que o atual deputado federal André de Paula (PSD) embora seja da base de apoio de Paulo Câmara votou a favor de Bolsonaro na Câmara.
Recife - Nesta quarta-feira, o prefeito do Recife, João Campos, assina o Decreto Municipal que amplia o número de atividades classificadas como de baixo risco, a chamada Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Com a nova diretriz, a capital pernambucana passa a considerar 432 setores, um incremento de 289 novos segmentos, em relação às 143 atividades identificadas nesta situação, o que representa um salto de quase 200%. A medida segue os preceitos da lei de Liberdade Econômica e visa facilitar, sobretudo, que os micro e pequenos empreendedores aumentem os investimentos e a empregabilidade na cidade.
Derrota - O prefeito de Gameleira, dr. Leandro (PL), sofreu uma derrota no Tribunal de Justiça de Pernambuco. A gestão impetrou um mandado de segurança com a finalidade de suspender a greve dos professores que já dura mais de uma semana. Os professores exigem o pagamento do piso salarial de 33%, enquanto o município quer dar um reajuste de apenas 5%.
Hoje tem live com João Arnaldo - Iniciamos hoje uma série de entrevistas com os pré-candidatos ao Governo do Estado. Na estreia, o advogado João Arnaldo (PSOL). Para acompanhar a live é só nos seguir no instagram:@blogdosilvinho_oficial.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:
Postar um comentário