Poucas horas depois da decisão do Tribunal Superior Eleitor (TSE), um show da tarde deste domingo (27) no festival Lollapalooza teve uma manifestação eleitoral da banda Fresno. No telão, a banda projetou “Fora, Bolsonaro” e o vocalista Lucas Silveira gritou o mesmo no microfone.
Em seguida, o cantor Lulu Santos, que fez uma participação especial no show da Fresno, declarou: ““Como disse a Carmen Lúcia, cala boca já morreu, quem manda na minha boca sou eu”.
Nesta manhã, o ministro Raul Araújo havia atendido pedido do PL da véspera e vetado atos que configurem propaganda eleitoral no festival, estabelecendo uma multa de R$ 50 mil por novas ocorrências.
Na decisão, o relator ressalta que a Constituição Federal assegura a livre manifestação do pensamento, “a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”. No entanto, os artistas mencionados no processo “fazem clara propaganda eleitoral em benefício de possível candidato ao cargo de Presidente da República”.
“Os artistas e cantores referidos que se apresentaram no evento musical em testilha, além de destilar comentários elogiosos ao possível candidato, pediram expressamente que a plateia presente exercesse o sufrágio em seu nome, vocalizando palavras de apoio e empunhando bandeira e adereço em referência ao pré-candidato de sua preferência”, diz o ministro no documento.
A CNN procurou a organização do festival sobre a decisão e ainda aguarda resposta.
Veja imagens do
- 1 de 8
Banda Fresno projeta mensagem e diz 'fora, Bolsonaro' no Lollapalooza ao abrir último dia do evento
Crédito: Léo Lopes/CNN - 2 de 8
Pessoas são barradas na entrada do Lollapalooza. Evento foi interrompido neste domingo por conta das chuvas
Crédito: Léo Lopes / CNN - 3 de 8
Lollapalooza 2022: pessoas aguardam retomada da programação deste domingo, após alerta de chuvas e raios
Crédito: Léo Lopes / CNN - 4 de 8
Alerta meteorológico no telão do Lollapalooza: “Por favor, mantenha-se longe das estruturas metálicas do evento.”
Crédito: Léo Lopes / CNN - 5 de 8
Lollapalooza 2022: pessoas aguardam retomada da programação deste domingo, após alerta de chuvas e raios
Crédito: Léo Lopes / CNN - 6 de 8
Comunicado da organização do Lollapalooza sobre interrupção do evento exibido na sala de imprensa: O show foi interrompido devido a condições meteorológicas. A apresentação vai recomeçar em breve
Crédito: Léo Lopes / CNN - 7 de 8
Prevista para se apresentar às 14h50 no palco Budweiser, a banda Fresno fez um post nos stories de seu Instagram oficial neste horário com uma foto dos integrantes nos bastidores e a mensagem: "quase a postos".
Crédito: Reprodução - 8 de 8
Após interrupção por alerta de chuvas, Fresno reabre programação do Lollapalooza com show no palco Onix
Crédito: Léo Lopes/CNN
Em suas redes sociais, a cantora Anitta se ofereceu para pagar as multas decorrentes de manifestações dos artistas no Lolla. “Não existe de proibir um artista de expressar publicamente a infelicidade dele perante o governo o momento. Entendo a questão de fazer campanha política para candidato, cada um vota em quem quer, porém proibir a gente de expressar nossa insatisfação com o governo atual é censura. É mil novecentos e bolinha quando o povo não podia fazer nada. A gente não quer voltar para a estaca zero, pelo amor de Deus. Vou lutar com todas as minhas armas. Vai botar multa de não sei quanto? A gente paga, querido. Meus amigos que quiser [sic] se manifestar, pago a multa de vocês”, disse a artista.
Esta matéria faz parte de uma série de reportagens que serão produzidas pela CNN e envolvem a primeira edição pós-Covid do Lollapalooza Brasil. Todas as produções podem ser encontradas clicando aqui.
Fonte: Blog da CNN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário