Em menos de vinte dias como ministro de Portos e Aeroportos, o pernambucano Silvio Costa Filho conseguiu imprimir um novo ritmo na gestão da pasta. Ele ligou pessoalmente para todos os 27 prefeitos de capitais e governadores, inclusive, teve uma agenda na semana passada com a governadora Raquel Lyra destacando investimentos para o Aeroporto de Caruaru, Serra Talhada e a discursão sobre o Porto do Recife e Suape.
Na agenda nacional, tomou para si o debate sobre o Aeroporto do Galeão, que é um gargalo há anos. Anunciou investimentos para o Porto de Santos. Ao lado da governadora do Rio Grande do Norte trouxe para a União a gestão do aeroporto de Mossoró. Costa Filho projeta uma expansão na aviação nacional de até 10% em cinco anos. E nesta pauta, vem tratando o barateamento do querose usado na aviação para que num efeito cascata também os preços das passagens aéreas caiam. Até porque a gestão anterior não conseguiu tirar do papel o programa das passagens por R$200.
Com essa série de ações em pouco tempo, o trabalho de Silvinho – como é conhecido popularmente – vem consolidando sua atuação na Esplanada dos Ministérios e começa a chamar atenção do Palácio do Planalto. O desafio é equalizar essa agenda ministerial com a política estadual.
SE REAPROXIMANDO – A ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos fez questão de vir a Olinda para votar na eleição do Conselho Tutelar. Essa agenda é a prova que ela vem tentando reaproximação do eleitorado olindense. Em pesquisa recente divulgada pelo blog, ela pontuou bem e precisa avaliar se vai deixar o Ministério para arriscar mais uma campanha. Sua última experiência não foi positiva.
MOVIMENTO ESTRANHO – Na semana que a ex-vice-prefeita Marta Guerra retornou a presidência do MDB em Carpina, o evento que marcaria o ingresso do ex-prefeito Joaquim Lapa a legenda, no sábado, foi cancelado. A justificativa oficial intercorrência na saúde da deputada federal Iza Arruda. Mas, uma pulga fica na orelha. O que chama atenção é que Marta Guerra não tem nenhuma proximidade ao grupo Lapa.
FRASE DO DIA: “O voto para conselheiro tutelar não é obrigatório, mas é muito importante. É fundamental para a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes”, disse a senadora Teresa Leitão, ao votar para conselheiro tutelar neste domingo.
RÁPIDAS
CONDADO – A presença de Samuel Andrade ao lado do deputado federal Pedro Campos na entrega de equipamento para agricultores rurais em Condado é o sinal que o PSB estará no palanque de Samuel na eleição do próximo ano. A expectativa é que Samuel Andrade seja anunciado como candidato do prefeito Cassiano.
ALINHANDO A ESTRATÉGIA – O presidente do Progressistas em Pernambuco, o deputado federal Eduardo da Fonte fez uma reunião estratégica com os deputados estaduais Kaio Maniçoba, Claudiano Filho e Romero Sales Filho para discutir as perspectivas políticas no estado, abordando as esferas nacional, estadual e municipal.
EQUAÇÃO – Com a possiblidade do presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas ser o escolhido pelo presidente Lula para o STF. Existe uma grande possiblidade do presidente da República fechar a equação e garantir um petista no TCU. O nome mais forte é do senador pernambucano Humberto Costa.
PINGA-FOGO: Lula vai emplacar Humberto Costa no TCU?
Fonte: Blog do Elielson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário