sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Confira as lideranças pernambucanas que se destacaram no prêmio Congresso em Foco

Humberto Costa (PT-PE) e Túlio Gadelha (Rede-PE) foram eleitos por votação popular na internet como os melhores parlamentares da Região Nordeste do Brasil. O anúncio foi feito na noite desta quinta (21), em cerimônia do Prêmio Congresso em Foco que, desde 2006, apresenta os que mais se destacam na defesa dos interesses da população. Quase a totalidade dos vencedores das categorias “Melhores do Senado” e “Melhores da Câmara” na região são de partidos de esquerda.

No caso da Câmara dos Deputados, todos os melhores parlamentares da região  são de partidos de esquerda. Depois de Gadelha, foram eleitos Natália Bonavides (PT-RN), Duarte Jr.(PSB-MA), Carlos Veras (PT-PE), Alice Portugal (PCdoB-BA). 

O Partido dos Trabalhadores levou as três primeiras posições no Senado no Nordeste. Foram eleitos Humberto Costa (PT-PE),  Teresa Leitão (PT-PE), Jaques Wagner (PT-BA), Eliziane Gama (PSD-MA) e Augusta Brito (PT-CE).  

Outro destaque da região foi a eleição de Eliziane Gama como a melhor senadora por jornalistas que cobrem o dia a dia do Congresso Nacional e por um júri especializado formado por representantes do terceiro setor, das áreas empresarial, trabalhista e acadêmica e do próprio Congresso em Foco, na condição de entidade organizadora. Relator da reforma tributária, Aguinaldo Ribeiro foi escolhido pelo júri especializado como o melhor da Câmara. 

Na categoria Nordeste, Pernambuco é o que tem mais parlamentares entre os principais vencedores, com 4 representantes, seguido pela Bahia (2), Maranhão (2), Ceará e Rio Grande do Norte, com um cada. 

Pernambuco 

O estado de Pernambuco não teve nenhum deputado entre os 25 mais votados na categoria nacional popular com votação da internet “Melhores da Câmara”. Jà no Senado, figuram  Humberto Costa (PT- PE) e Teresa Leitão (Leitão PT-PE) entre os 15 mais votados. O estado teve 21 senadores e 3 senadores concorrendo ao prêmio. 

Educação e meio ambiente 

Mendonça Filho (União-PE) recebeu menção honrosa do júri de especialistas - formado por representantes do terceiro setor, das áreas empresarial, trabalhista e acadêmica e do próprio Congresso em Foco - na categoria “Defesa da Educação”.  A deputada Dandara (PT-MG) venceu a categoria que é patrocinada pela ONG Todos pela Educação. 

Já na categoria  “Defesa do Clima e Sustentabilidade”, oferecida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), o vencedor foi  Nilto Tatto (PT-SP). 

Vencedores da internet e esquerda

A votação popular pela internet elegeu Fabiano Contarato (PT-ES) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP), respectivamente, como os melhores do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.  A deputada do PSOL também foi considerada a melhor pelos jornalistas como a melhor da casa.

Ao contrário do ano passado, quando parlamentares de centro e direita dominaram as eleições - com a vitória da deputada Carla Zambelli (PL-SP) e do senador Marcos Rogério (PL-SP) na Câmara e no Senado -, em 2023 os partidos de esquerda dominaram as principais categorias da internet. Nos “Melhores do Senado”, o público elegeu 22 parlamentares de partidos de esquerda entre os 25 vencedores. No Senado, a esquerda ocupou 9 das 15 posições certificadas (veja a lista abaixo).   

Categorias e regras

O prêmio contempla as categorias “Melhores na Câmara”, “Melhores no Senado”, “Melhores por Região”, eleitos pelo público da internet, e “Clima e Sustentabilidade” e  “Defesa da Educação”. O júri especializado e de jornalistas também apontam os melhores do parlamento. Foram certificados o total de 127 parlamentares neste ano.  

A votação popular da internet foi realizada entre 7 e 31 de agosto e contou com auditoria interna e a fiscalização da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). 

Os parlamentares que respondem por acusações criminais (ação penal ou inquérito) perante o Judiciário não puderam participar do Prêmio Congresso em Foco. Também não participam aqueles que estejam respondendo a processos de improbidade administrativa. 

Também ficam de fora da competição os que tenham feito apologia a tortura, a violência ou atentado contra o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos fundamentais, por meio de atos ou palavras. Os parlamentares que estão no cargo há menos de 60 dias também não podem participar.

MELHORES POR REGIÃO / VOTAÇÃO POPULAR NA INTERNET REGIÃO NORDESTE 

Melhores do Senado - Votação por Região / Internet - NORDESTE 

(por ordem de colocação dos mais votados)

Humberto Costa (PT-PE)

Teresa Leitão(PT-PE)

Jaques Wagner (PT-BA)

Eliziane Gama (PSD-MA)

Augusta Brito(PT-CE)

Melhores da Câmara -   Votação por Região /  Internet - NORTE /NORDESTE

(por ordem de colocação dos mais votados)

Túlio Gadêlha(Rede-PE)

Natália Bonavides(PT-RN)

Duarte Jr.(PSB-MA)

Carlos Veras(PT-PE)

Alice Portugal(PCdoB-BA)

Fonte: Blog da Folha de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário