Por Ricardo Antunes — Balanço dos 15 anos da Lei Seca (Lei 11.705/2008) divulgado pela Secretaria Nacional de Trânsito, vinculada ao Ministério dos Transportes, revela que Pernambuco e o Recife não estão tão mal assim: ocupam a 11ª colocação entre os estados e as capitais, respectivamente, nas infrações à proibição de dirigir depois de beber. A Senatran registra 29 mil autuações no estado e oito mil na capital pernambucana no período, logo atrás do estado do Rio de Janeiro e de Cuiabá.
Publicidade
Com 37 páginas e vários gráficos, o levantamento coloca Minas Gerais e Belo Horizonte entre os campeões de infrações à Lei Seca, com 187 mil e 48 mil flagrantes, cada um, nos 15 anos de vigência da legislação que proíbe e pune dirigir alcoolizado. A pesquisa não aponta as causas, mas provavelmente a elevada produção de cachaça em Minas e o grande número de botequins em BH expliquem em boa parte a liderança no fatídico ranking. Em segundo e terceiro lugares vêm São Paulo e Paraná entre os estados e, entre as capitais, Brasília e São Paulo.
Entre as cidades que não são capitais surpreende a pequena Salinópolis, no Pará, com 5.644 registros de burla à Lei Seca, um recorde. Salinópolis é um município costeiro com pouco mais de 40 mil habitantes e foco no turismo, possivelmente a razão desse triste primeiro lugar. A cidade está à frente de 14 capitais em número de infrações, incluindo Salvador e Porto Alegre.
MAIS DE MILHÃO
O levantamento da Senatran aponta exatas 1.015.570 infrações à Lei Seca nos 15 anos da vigência dela – até junho último. Houve registro de infração todos os dias desde o início da vigência da legislação, em 19 de junho de 2008, com uma média de aproximadamente 8 infrações por hora.
NO FIM DE SEMANA
Sexta, sábado e domingo são os dias em que se bebe mais ao volante, concentrando 60% do total das infrações. Nada menos do que 80,3% dos infratores são homens, confirmando, assim, a elogiável prudência das mulheres ao volante.
TODOS CULPADOS
Revela ainda o levantamento da Senatran que dos 5.570 municípios, 5.027 registraram ocorrências – ou seja, apenas 9,8% deles não burlaram a legislação nos últimos 15 anos. Todas os 26 estados e o DF registram infrações à Lei Seca.
FÉRIAS MERECIDAS
A cirurgia nos quadris a que Lula se submeterá na sexta-feira é uma ótima oportunidade para merecidas férias do seu fotógrafo oficial, o competente e boa praça Ricardo Stuckert, o Stuquinha. Como ambos combinaram que não haverá registros do presidente de muletas e andador, é a chance do fotógrafo deixar de ser onipresente, momentaneamente, e ir tomar sol em Porto de Galinhas ou esquiar na Suíça.
PENSÃO NO FEMINICÍDIO
Vai ao plenário do Senado – e deve ser pautado rapidamente, porque tem pedido de urgência aprovado – projeto de lei, oriundo da Câmara dos Deputados, que concede pensão especial de um salário-mínimo (R$ 1.320, atualmente) a filhos e dependentes de baixa renda de vítimas de feminicídio. A relatora do PL 976/2022, aprovado hoje na Comissão de Assuntos Econômicos, senadora Augusta Brito (PT-CE), rejeitou emendas ao projeto para que não retornasse à Câmara, de forma a ir direto ao plenário e daí à sanção presidencial.
MODERNIDADE
O dado é do Sindicato Nacional da Aviação Agrícola: o moderno agronegócio brasileiro, que puxa para cima o PIB, as exportações e o emprego, utiliza atualmente cerca de 10 mil drones na atividade, número que pode ser multiplicado mais de dez vezes em cinco anos.
CRESCIMENTO
A governadora Raquel Lyra realizou uma visita à fábrica da PepsiCo, no Cabo de Santo Agostinho. A companhia possui duas unidades em Pernambuco, um Estado estratégico para ela. Durante a passagem da chefe do Executivo estadual, foi anunciado um plano de expansão de cerca de 30% na capacidade produtiva da empresa, o que vai possibilitar a geração de até 300 novos empregos diretos e indiretos, com a produção de quatro marcas de snacks.
ENCONTRO
Raquel Lyra participou de reunião com os diretores da companhia em que foram apresentados os números e planos de expansão, e ainda realizou visita ao setor de produção, que contou também com a presença do secretário Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico); do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira; da diretora de Relações Governamentais da PepsiCo, Cristiane Lopes; da vice-presidente de Assuntos Corporativos da empresa, Regina Teixeira; da responsável pela área de Recursos Humanos, Iana Coelho; do diretor de vendas, Fábio Henrique; do diretor sênior de operações, Marcelo Zanetti, e da gerente de fábrica, Bianca Ferreira.
Fonte: Blog de Ricardo Antunes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário