quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Pernambuco e Recife na 11ª colocação em infrações à Lei Seca no país



Por Ricardo Antunes — Balanço dos 15 anos da Lei Seca (Lei 11.705/2008) divulgado pela Secretaria Nacional de Trânsito, vinculada ao Ministério dos Transportes, revela que Pernambuco e o Recife não estão tão mal assim: ocupam a 11ª colocação entre os estados e as capitais, respectivamente, nas infrações à proibição de dirigir depois de beber. A Senatran registra 29 mil autuações no estado e oito mil na capital pernambucana no período, logo atrás do estado do Rio de Janeiro e de Cuiabá.

                                                                                 Publicidade 

   

Com 37 páginas e vários gráficos, o levantamento coloca Minas Gerais e Belo Horizonte entre os campeões de infrações à Lei Seca, com 187 mil e 48 mil flagrantes, cada um, nos 15 anos de vigência da legislação que proíbe e pune dirigir alcoolizado. A pesquisa não aponta as causas, mas provavelmente a elevada produção de cachaça em Minas e o grande número de botequins em BH expliquem em boa parte a liderança no fatídico ranking. Em segundo e terceiro lugares vêm São Paulo e Paraná entre os estados e, entre as capitais, Brasília e São Paulo.

Entre as cidades que não são capitais surpreende a pequena Salinópolis, no Pará, com 5.644 registros de burla à Lei Seca, um recorde. Salinópolis é um município costeiro com pouco mais de 40 mil habitantes e foco no turismo, possivelmente a razão desse triste primeiro lugar. A cidade está à frente de 14 capitais em número de infrações, incluindo Salvador e Porto Alegre.

MAIS DE MILHÃO

O levantamento da Senatran aponta exatas 1.015.570 infrações à Lei Seca nos 15 anos da vigência dela – até junho último. Houve registro de infração todos os dias desde o início da vigência da legislação, em 19 de junho de 2008, com uma média de aproximadamente 8 infrações por hora.

Relatório inédito revela perfil das infrações em 15 anos

NO FIM DE SEMANA

Sexta, sábado e domingo são os dias em que se bebe mais ao volante, concentrando 60% do total das infrações. Nada menos do que 80,3% dos infratores são homens, confirmando, assim, a elogiável prudência das mulheres ao volante.

TODOS CULPADOS

Revela ainda o levantamento da Senatran que dos 5.570 municípios, 5.027 registraram ocorrências – ou seja, apenas 9,8% deles não burlaram a legislação nos últimos 15 anos. Todas os 26 estados e o DF registram infrações à Lei Seca.

FÉRIAS MERECIDAS

A cirurgia nos quadris a que Lula se submeterá na sexta-feira é uma ótima oportunidade para merecidas férias do seu fotógrafo oficial, o competente e boa praça Ricardo Stuckert, o Stuquinha. Como ambos combinaram que não haverá registros do presidente de muletas e andador, é a chance do fotógrafo deixar de ser onipresente, momentaneamente, e ir tomar sol em Porto de Galinhas ou esquiar na Suíça.

Ricardo Stuckert é o responsável por cuidar da imagem de Lula

PENSÃO NO FEMINICÍDIO

Vai ao plenário do Senado – e deve ser pautado rapidamente, porque tem pedido de urgência aprovado – projeto de lei, oriundo da Câmara dos Deputados, que concede pensão especial de um salário-mínimo (R$ 1.320, atualmente) a filhos e dependentes de baixa renda de vítimas de feminicídio. A relatora do PL 976/2022, aprovado hoje na Comissão de Assuntos Econômicos, senadora Augusta Brito (PT-CE), rejeitou emendas ao projeto para que não retornasse à Câmara, de forma a ir direto ao plenário e daí à sanção presidencial.

MODERNIDADE

O dado é do Sindicato Nacional da Aviação Agrícola: o moderno agronegócio brasileiro, que puxa para cima o PIB, as exportações e o emprego, utiliza atualmente cerca de 10 mil drones na atividade, número que pode ser multiplicado mais de dez vezes em cinco anos.

CRESCIMENTO

A governadora Raquel Lyra realizou uma visita à fábrica da PepsiCo, no Cabo de Santo Agostinho. A companhia possui duas unidades em Pernambuco, um Estado estratégico para ela. Durante a passagem da chefe do Executivo estadual, foi anunciado um plano de expansão de cerca de 30% na capacidade produtiva da empresa, o que vai possibilitar a geração de até 300 novos empregos diretos e indiretos, com a produção de quatro marcas de snacks.

Com presença de Raquel Lyra, Fábrica da PepsiCo anuncia expansão

ENCONTRO

Raquel Lyra participou de reunião com os diretores da companhia em que foram apresentados os números e planos de expansão, e ainda realizou visita ao setor de produção, que contou também com a presença do secretário Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico); do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira; da diretora de Relações Governamentais da PepsiCo, Cristiane Lopes; da vice-presidente de Assuntos Corporativos da empresa, Regina Teixeira; da responsável pela área de Recursos Humanos, Iana Coelho; do diretor de vendas, Fábio Henrique; do diretor sênior de operações, Marcelo Zanetti, e da gerente de fábrica, Bianca Ferreira.

Fonte:  Blog de Ricardo Antunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário