sexta-feira, 29 de setembro de 2023

PT, PSB e a liderança da oposição

 

Pelo menos dois partidos vão lutar pela liderança da oposição em Pernambuco. De um lado, o PSB sob a liderança do prefeito João Campos. Do outro, o PT sob a liderança do senador Humberto Costa. Tanto João é hoje a prioridade do PSB, quanto Humberto é a prioridade do PT. Ambos os partidos se encontram hoje na oposição a Raquel Lyra. A questão é que o PSB volta para este campo apenas agora depois de 16 anos comandando o estado. Já o PT sempre esteve com um pé meio fora e meio dentro das gestões tanto de Eduardo Campos quanto de Paulo Câmara.

O fato que está colaborando em favor do PT é estar hoje no Governo Federal e com Lula na Presidência. Mas a aproximação tanto de Lula com a governadora Raquel Lyra a quem mandou chamar no Palácio na noite da última segunda-feira, está deixando João e Humberto com uma pulga atrás da orelha. Mas, independente disto, as duas legendas precisam mostrar uma certa liderança já no próximo ano quando serão eleitos prefeitos e prefeitas. 

O PT pretende eleger no mínimo vinte prefeitos. Uma tarefa e tanto para uma legenda que tem hoje apenas quatro gestores. Já o PSB que está hoje com um número considerável de prefeitos, irão trabalhar pela reeleição destes e eleição de novos quadros. Os socialistas estão numa vantagem sobre os petistas indiscutível. E pelo andar da carruagem é bem provável que no próximo ano continue assim.

A razão é bem simples: a maioria das lideranças preferem o PSB por ser um partido bem mais leve de se trabalhar nestas cidades pequenas e de interior. Já o PT, por ser uma sigla que vem polarizando a disputa nacional muitas vezes não é bem vista pelos mais diversos setores espalhados nos municípios. Uma cultura que o PSB soube fazer e cuidar. 

Espaço

Das cidades grandes e de nome, o PT já governa hoje Serra Talhada e vai lutar pelo comando de Jaboatão dos Guararapes com Elias Gomes. Inclusive a disputa nesta cidade é uma prioridade do partido tendo em vista que no Recife o caminho natural deve ser mesmo o apoio a reeleição de João Campos.

Destaque

Já o PSB que hoje comanda o Recife com João Campos deve reeleger tranquilamente o prefeito Vinícius Labanca na cidade de São Lourenço da Mata. Labanca tem hoje uma aprovação que ultrapassa os 80% na cidade. Quem também tem uma campanha bem encaminhada é o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino. Embora lá em Garanhuns a disputa não vá ser fácil, Albino tem conquistado números positivos de acordo com os últimos levantamentos.

Do PP

O deputado Romero Sales Filho (UB) disse que o nome que vai disputar a sucessão de Célia Sales em Ipojuca pelo grupo de situação e com o apoio da prefeita sairá do PP. A gestora se filiou recentemente a legenda.

Do PSD

Já o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, deixou o Solidariedade e hoje está ingressando no PSD do ministro André de Paula. A filiação de Lupércio acontece na tarde de hoje. É mais uma perda para o partido da ex-deputada Marília Arraes que comandou a cidade desde o ano de 2017.

Toritama

O vice-prefeito de Toritama, Romero Filho, conquistou para a cidade de Toritama através de emendas do deputado federal Mendonça Filho, R$ 700 mil reais que serão destinados para a saúde da cidade e infraestrutura da Vila Canaã.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário