sábado, 30 de setembro de 2023

Lupércio trai Marília e Coutinho e ingressa no PSD

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, conseguiu transformar o ato de filiação ao Partido Social Democrático (PSD), realizado na manhã de ontem (29), em mais evento em torno da pré-candidatura de Mirella Almeida, secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Olinda, ao Executivo Municipal em 2024.

Em busca de fortalecer e tornar conhecido o nome de sua candidata à sucessão, Lupércio tem carregado Mirella a tiracolo e, por vezes, confundido os interesses, tendo em vista que o ato partidário fora realizado em pleno horário de expediente, quando, em tese, o gestor e a secretária deveriam estar servindo aos interesses da cidade.

Esse caminhar sob a linha tênue da política ficou ainda mais evidente quando Lupércio reservou espaço em seu discurso para oficializar Mirella, casada com o seu sobrinho, o vereador Felipe Nascimento (SD), como pré-candidata de seu grupo no pleito do próximo ano. “É uma pessoa que está preparada para dar continuidade ao nosso projeto na Marim dos Caetés. Essa pessoa se chama Mirella Almeida”, disse o neopessedista.

A bem da verdade, o ingresso do Professor Lupércio nos quadros do PSD altera consideravelmente o xadrez eleitoral na cidade de Olinda para a disputa de 2024. Ao se filiar à sigla comandada no estado por André de Paula, ministro de Pesca e Aquicultura, Lupércio perde o apoio do Solidariedade e, possivelmente, do Republicanos.

Esse é um cenário que pode complicar as chances de Mirella Almeida se viabilizar como pré-candidata, tendo em vista que, no campo da oposição, há ao menos, por ora, quatro candidaturas competitivas: Izabel Urquiza (PL), Jesuíno Araújo (PSDB), Márcio Botêlho (PP) e Vinícius Castello (PT). Há, ainda, a possibilidade de a ex-prefeita e atual ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), se colocar no páreo. Além dessas, o ex-presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), o advogado Antônio Campos, que disputou o segundo turno com Lupércio em 2016, divulgou recentemente que irá voltar a concorrer ao Palácio dos Governadores em 2024.

Sem dúvidas, diante da configuração atual, a cidade de Olinda caminha para uma eleição apertada no próximo e cada ator em cena vai ter que correr atrás para garantir presença em um cada mais provável segundo turno.

Ausência
Apesar de não se tratar exatamente de uma surpresa, chamou a atenção no ato de filiação do Professor Lupércio ao PSD a ausência do deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos), principal responsável pela eleição do prefeito em 2016 e, até então, seu principal aliado político. Há pouco mais de um mês, quando o gestor divulgou a notícia do embarque no PSD, Coutinho chegou a declarar que foi surpreendido e só foi informado da decisão por meio da imprensa, bem como a ex-deputada federal Marília Arraes, vice-presidente nacional do Solidariedade, partido pelo qual o gestor foi eleito e reeleito.

CURTAS

Mostrou força – Uma semana após a confirmação do racha com o deputado Luciano Duque, a prefeita Márcia Conrado reuniu o grupo político para mostrar força e reafirmar sua liderança em Serra Talhada. Após participar do lançamento do Plano Safra 2023/2024, a petista reuniu os vereadores da base e os pré-candidatos para discutir as estratégias para 2024. Na reunião, destaque para as presenças do presidente estadual do PT, Doriel Barros, e do deputado federal Fernando Monteiro.

Desconversou – Questionado durante entrevista à imprensa de Serra Talhada nesta sexta (29), o presidente estadual do PT, Doriel Barros, desconversou sobre a filiação do ex-governador Paulo Câmara ao Partido dos Trabalhadores. Doriel disse que a proximidade com Paulo é normal em virtude da função ocupada por ele atualmente no Banco do Nordeste, cargo de confiança do presidente Lula. Mas deixou claro que o ex-governador é um grande quadro e será bem-vindo ao PT.

Bom debate – Pioneira no Brasil sobre o debate voltado para a construção de uma cidade não sexista, a Prefeitura do Recife irá promover nos dias 16 e 17 de outubro o Fórum Internacional “Recife: Cidade Não Sexista – Diálogos Globais para a Construção de uma Cidade mais Igualitária”. A iniciativa partiu da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, referência da discussão sobre igualdade de gênero. O Fórum acontecerá no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu.

Fonte: FalaPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário