Que o presidente Lula está em campanha de reeleição ninguém tem mais dúvida. Outra certeza é que ele quer ser unanimidade no Nordeste. Por esse motivo vem investindo pesadamente para se vincular a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), com objetivo de ter mais de um palanque no seu estado natal.
Ontem, ele se reuniu mais uma vez com a gestora estadual para discutir investimento para o Estado. A ordem no Palácio do Planalto é liberar tudo que Pernambuco tem direito e pouco mais. Até alguns aliados próximos tentaram fazer um movimento para vetar algumas dessas ações, mas sem sucesso. Raquel virou a preferida de Lula e isso não mais segredo para ninguém.
Essa aproximação de Lula com a governadora Raquel Lyra já foi pauta da entrevista do senador Humberto Costa a este blog. Aos poucos, o presidente da República vai tirando Raquel da neutralidade e trazendo para seu lado. O movimento do PSD teve sua benção e outros partidos também poderão ir com seu aval.
DISSONANTE – Na contramão do que pensa o presidente Lula, o PT estadual optou em ficar na Oposição do Governo Raquel Lyra. Com o passar do tempo a tendência é que a sigla costure um caminho de aproximação. Por outro lado, o prefeito João Campos está com a faca e o queijo na mão para consolidar sua aliança com os petistas.
CÉU DE BRIGADEIRO – O prefeito Galego de Nanai vem surfando na onda da popularidade. Em Cabrobó, ele não tem adversário forte. Foi o que constatou a pesquisa Simplex divulgada hoje com exclusividade por este blog. Galego lidera todos os cenários e tem a menor rejeição entre os candidatos. Do jeito que vai pode preparar o terno da posse.
SE AFASTANDO - Corre nos bastidores da política a informação que o deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) vem se afastando aos poucos do prefeito de Olinda, Professor Lupércio. A votação pífia que o gestor deu ao deputado na eleição passada é a prova que Lupércio é ruim de transferir e não veste a camisa da campanha que não está disputando. Se fizer isso, Coutinho acerta politicamente.
FRASE DO DIA: “Debatemos os investimentos necessários para a melhoria da qualidade de vida em nosso estado, o que já temos feito nestes primeiros nove meses e as parcerias com o governo federal”, disse a governadora Raquel Lyra após encontro com o presidente Lula.
SÓ EM DEZEMBRO – Foi o que garantiu o prefeito Marcelo Gouveia sobre a escolha do seu candidato a sucessão. “Só irei divulgar em dezembro”, foi enfático. Hoje, três nomes estão a mesa: o secretário André Catita, o vice-prefeito André Viana e recentemente vem ganhando força a secretária de Educação e Esportes, Paula Marinho.
RUÍDO – Com a chegada do nome da secretária de Educação, o vice-prefeito André Viana que sonha ser ainda o escolhido começa a ver seu nome se inviabilizar dentro do próprio grupo. Com isso, vem dando sinais que poderá romper com o prefeito Marcelo Gouveia. Ele ficou de fazer um pronunciamento até o final da semana.
OPOSIÇÃO RESPONSÁVEL – Foi o que prometeu o novo deputado estadual Edson Vieira durante sua posse. Ele foi aliado de Raquel Lyra no passado trocou o palanque dela pelo ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. E agora, tem a oportunidade de voltar pela terceira vez para a Assembleia Legislativa com a ida de Antônio Coelho para a Secretaria de Turismo do Recife.
PINGA-FOGO: Edson Vieira vai disputar a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe em 24?
Fonte: Blog do Elielson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário